Killzone 3 (PS3) Preview: Helghan em 3D e em português
Killzone é uma das poucas séries que teve um salto de qualidade entre o primeiro jogo (lançado para PS2) e o segundo. E no que depender da Guerrilla Games, desenvolvedora do jogo, Killzone 3 será mais um salto de qualidade na série – e um salto de dimensão também, pois será o carro chefe do PlayStation 3 com a tecnologia 3D (trocadilho intencional).
KZ3 é sequência direta do segundo jogo. Sev, Rico e o restante das forças da ISA estão em Helghan, cujo Império se encontra em uma grande crise já que seu ditator, Scolar Visari, foi morto. Diversas facções estão lutando pelo controle de Helghan e cabe a Sev e Rico saírem de lá vivos sozinhos, pois não contam com reforços. A história de KZ3 promete ser um pouco mais leve em relação a KZ2 (uma das principais críticas era o tom sombrio demais do game), mas nada também que vá descaracterizar a série.
Killzone 3 é o carro-chefe da Sony para os jogos em 3D. Segundo a Guerrilla Games, todo o desenvolvimento do jogo (iniciado logo após o lançamento de KZ2) foi feito com foco no 3D. Na demonstração feita na E3 deste ano, todos os presentes receberam óculos 3D e puderam ver a quantas anda o projeto. A opinião geral de quem esteve presente no evento é que o negócio é pra valer.
Ao invés de apenas pegar a jogabilidade de sucesso de seu antecessor, Killzone 3 trará algumas novidades bem-vindas. Uma delas é a presença de jetpacks similares a asas, que permitirão a Sev, Rico e os inimigos voarem por curtos espaços de tempo. Além disso, a Guerrilla Games inseriu o que ela chama de “mortes cinemáticas”. Por exemplo, se um tiro acertar o jetpack em determinado ponto, o inimigo perderá o controle dele até acabar batendo em um prédio, no chão ou até mesmo explodindo no ar! Se bem trabalhado, este é um ponto que pode agradar muitos jogadores.
Graficamente, o jogo já se mostra muito bonito. Pelo o que já foi mostrado pela Guerrilla Games, KZ3 não será apenas “cinza e amarelo” que nem KZ2 é. A empresa parece ter aberto a palheta de cores, utilizando visuais um pouco mais coloridos, mas sem perder a essência. A primeira fase revelada, chamada Frozen Shores, também traz gráficos de neve muito bem feitos – uma novidade bem vinda para o visual da série Killzone.
Mesmo estando em produção ainda, Killzone 3 já se mostra um dos games mais bonitos e bem feitos do PlayStation 3, o que, aliado ao fato dele ser o principal game a ter a tecnologia 3D, já aumenta a expectativa em torno do jogo. Para os brasileiros, Killzone ainda trará um “agrado”: o jogo será localizado para o Brasil, recebendo dublagem, legendas, menus e manual em português brasileiro. Killzone 3 sairá em fevereiro de 2011.