Konami se retrata sobre os problemas graves de lançamento do novo eFootball
Nos últimos dias, a internet tem nos agraciado com uma enormidade de memes e flagras dos mais curiosos e engraçados problemas do novo eFootball 2022, game de futebol da Konami que sucede a tradicional marca Pro Evolution Soccer (ou PES para os mais íntimos), lançado oficialmente no último 30 de setembro para Playstation 5, Playstation 4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC.
Com mudanças significativas no desenvolvimento – migrando para a Unreal Engine e abandonando de vez o Fox Engine das últimas edições – e no sistema de distribuição e monetização, o game chegou com muitos problemas visuais, de performance e de conteúdo, o que causou a ira dos fãs de longa data, com por exemplo mais de 90% de desaprovação nas avaliações da Steam mesmo sendo esta a versão gratuita e se tornando o jogo mais mal avaliado da história da plataforma.
Veja algumas da bizarrices que andam rolando pela internet:
A grande questão aqui é que infelizmente não são só alguns probleminhas pontuais. Basta começar a jogar para que o game evidencie que definitivamente está bastante aquém do que se espera, com colisão completamente desregulada e o rigging (aquele sistema de criar articulações em modelos 3D que é o pesadelo de animadores) absolutamente inacabado. Na primeira partida onde experimentamos o jogo para saber se estava tão ruim assim mesmo, qualquer aproximação de câmera revela tudo isso, e isso não melhorou nas seguintes.
Também é importante destacar que a comunidade está bastante insatisfeita com muito mais do que a qualidade, digamos, questionável dos gráficos do game. O sistema de passes está tenebroso com lentidão, delay e imprecisão; a movimentação da IA piorou muito na comparação com o que veio antes; o sistema PvP (como a imagem abaixo, tirada do próprio jogo) tem dado muitos problemas – o que é ainda mais grave considerando que essa é uma das poucas formas de aproveitar o game – e tudo parece estar em um estágio muito cru de desenvolvimento.
Não demorou para a própria Konami se manifestasse sobre tudo isso, já que tais engasgos no lançamento podem ser determinantes para o novo modelo de negócios adotado que conta com o engajamento para que os elementos pagos consigam performar bem em um futuro próximo. Na sua conta oficial no Twitter, ela publicou:
Em tradução livre:
“Após o lançamento do eFootball 2022, recebemos muitos comentários e solicitações sobre o equilíbrio do jogo, o que inclui velocidade de passe e comportamento da defesa. Também gostaríamos de reconhecer que houve relatos de problemas que os usuários vivenciaram com cut-scenes, expressões faciais, movimentos dos jogadores e o comportamento da bola. Sentimos muito pelos problemas e queremos garantir a todos que levaremos todas as preocupações a sério e nos empenharemos para melhorar a situação atual. Esse trabalho será atualizado continuamente, a qualidade será melhorada e o conteúdo será adicionado de forma consistente. A partir da próxima semana, nos prepararemos para uma atualização em outubro, ao mesmo tempo que continuaremos recebendo novas opiniões por meio de questionários aos nossos usuários. Faremos o nosso melhor para satisfazer o maior número possível de usuários e esperamos seu apoio contínuo ao eFootball 2022.”
Basta agora esperar por essa atualização e, até lá, nos divertir com os bugs e memes que ainda surgirão nos próximos dias.
(Fonte: VGC, Twitter Oficial eFootball)