Lançado o tablet da Apple: o iPad
Em um evento na tarde de hoje, Steve Jobs lançou o tablet PC da Apple, o iPad.
Muito similar a um iPhone tamanho família, o iPad conta com um chip de 1Ghz e memória SSD variando de 16 a 64 Gb. Sua interface é bastante similar à do iPhone/iTouch e à do Mac OS. O iPad já nasce podendo rodar todos os aplicativos disponíveis na Apple Store do iTunes. Aliás, quem já tiver aplicativos no seu iPhone/iTouch poderá utilizá-los no iPad sem precisar comprá-los de novo.
Sua grande vantagem é a bateria, que pode durar até um mês em standby e 10 horas rodando vídeos. Com 9,6 polegadas de tamanho e 700g de peso, o iPad é mais leve e menor que muitos netbooks existentes.
O iPad não servirá apenas para jogos e vídeos. Ele virá com uma versão adaptada do iWorks, que permitirá fazer apresentações de fotos, e o iBooks, um leitor de livros digital similar ao Kindle, com diversos livros disponíveis entre 10 e 15 dólares. O iPad já sai com dois acessórios: um case em couro e um teclado (ambos servem como dock para apoiar o iPad). Ambos acessórios serão vendidos a parte.
Agora, o importante – preços. O iPad mais básico, de 16Gb e acesso Wi-Fi, sai por 499 doletas; o de 32Gb vai por 599 dólares e o de 64Gb, 699 dólares. Agora, os modelos com acesso 3G e Wi-Fi são mais caros, com cada modelo recebendo um acréscimo de 130 dólares (16Gb – 629 dólares; 32Gb – 729 dólares; 64Gb – 829 dólares). Os planos 3G inicialmente serão dois, ambos da AT&T: um por 14,99 dólares, que permite a transferência de 250Mb, e o ilimitado, que custará 29,99 dólares.
A previsão de chegada dos modelos com Wi-Fi às lojas é de 60 dias, enquanto que os modelos com 3G e Wi-Fi levarão 90 dias ainda.