Legend of Zelda: Ocarina of Time ganha port de fãs para PC

28 de março de 2022
Legend of Zelda: Ocarina of Time ganha port de fãs para PC

The Legend of Zelda: Ocarina of Time, clássico do Nintendo 64 lançado em 1998, que ganhou outras versões para consoles Nintendo com o passar dos anos, agora chegou aos PCs. Mas, obviamente, não através da Nintendo, e sim pelos esforços de um grupo de fãs.

A equipe, chamada de Harbour Masters, concluiu o projeto, que se chama Ship of Harkinian. E, diferente do esperado, não se trata de uma ROM de Ocarina modificada, já que existem projetos que aumentam a definição das ROMs de alguns games, fazendo games antigos se tornarem em jogos de alta definição.

Neste caso, o projeto foi desenvolvido usando engenharia reversa. A equipe extraiu os arquivos do game original e, com muito trabalho, converteram tudo para o PC. Desta forma, os criadores do projeto entendem que a Nintendo não poderá fazer nada, usando a vias legais, para tirar o jogo do ar.

A explicação da Harbour Masters é a de que games feitos usando a engenharia reversa contam com permissões legais, pois neste caso, o código do game foi criado de forma independente. E não uma simples cópia dos arquivos originais do game, o que configuraria uma reprodução ilegal de códigos os quais a Nintendo tem propriedade.

Algo semelhante foi feito com Super Mario 64, em um projeto que rendeu um port nativo para o Playstation 2. No Ocarina of Time para PC, a equipe responsável adicionou gráficos em HD e suporte para ultrawide. Adicionou suporte para teclado e mouse, além de controles, que poderão usar o giroscópio e o rumble, caso o possuam. E também terá a permissão de uso de mods, para a comunidade alterar o game como preferir.

Para o futuro, a Harbour Master promete ainda mais melhorias, como jogatina em 60 FPS, funcionalidades de acessibilidade, como a text-to-speech, que converte texto em voz, movimentação de câmera com os analógicos, assim como nos games atuais, além de mais modelos e som em alta definição.

No Discord oficial do projeto, é possível encontrar maiores informações, assim como o link para download. O game está disponível para Windows, mas versões para Linux e Mac também estão entre os desejos da equipe responsável.

Ocarina of Time chegou primeiro ao Nintendo 64, em 1998, se tornando em um dos maiores games de todos os tempos. Em 2003, foi levado ao Gamecube, junto com a Master Quest, versão alterada com dungeons redesenhadas e mais difícil do que o game original. Em 2007, ganhou um port para o Wii, que chegou também ao Wii U, em 2015. Em 2011, recebeu uma remasterização para o 3DS, que também utilizava os recursos tridimensionais do portátil. E, atualmente, está disponível para assinantes do Nintendo Switch Online + Expansion Pack.

E já que estamos falando da acessibilidade de um game clássico, aproveite e veja nosso vídeo mais recente no canal, que fala sobre a dificuldade de preservação dos videogames, e o papel da Indústria nesta tarefa:

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais