Lewis Hamilton será piloto da Ferrari em 2025
A Fórmula 1 está vivendo uma das maiores transferências de sua história: confirmado pelo Motorsport.com, após vários rumores fortes, o renomado piloto britânico Lewis Hamilton deixará a Mercedes ao final da temporada de 2024 para integrar a Ferrari a partir de 2025. Essa informação foi compartilhada durante uma reunião extraordinária da Mercedes nesta quinta-feira, na qual Toto Wolff, chefe da equipe, anunciou que Hamilton possui um contrato com a Scuderia para a próxima temporada.
Mais tarde, a equipe confirmou a saída de seu piloto:
E em seguida, a Ferrari confirmou a sua nova contratação:
A notícia foi transmitida aos membros da Mercedes por meio de uma videochamada online conduzida por Wolff, que está em Milão. O dirigente austríaco confirmou que o heptacampeão mundial, de 39 anos, deixará a equipe anglo-germânica no final deste ano, conforme comunicado por Hamilton para o time na manhã de quarta-feira.
Apesar do contrato firmado entre Hamilton e Mercedes no ano anterior, que inicialmente estendia até o final de 2025, na verdade, o acordo era do tipo ‘1 + 1’. Isso significa que a permanência obrigatória era até o final de 2024, com uma opção de estender até o final de 2025, opção que Hamilton optou por não exercer.
A longa história de sucesso de Hamilton nas Flechas de Prata chega ao fim, com seis dos sete títulos conquistados durante a era híbrida da F1, a partir de 2014, sob o comando de Wolff. Além disso, pela primeira vez em sua história, Hamilton competirá com um motor que não é da Mercedes, já que em seus dias de McLaren, o carro era impulsionado pelos motores alemães.
Em comunicado para a imprensa, Lewis disse o seguinte:
Passei 11 anos incríveis com esta equipe e estou muito orgulhoso do que conquistamos juntos. A Mercedes faz parte da minha vida desde os meus 13 anos. É um lugar onde cresci, então tomar a decisão de sair foi uma das decisões mais difíceis que já tive que tomar.
Mas é o momento certo para dar esse passo e estou animado para assumir um novo desafio. Serei eternamente grato pelo incrível apoio da minha família Mercedes, especialmente do Toto por sua amizade e liderança e quero terminar juntos em alta.
Estou 100% comprometido em entregar o melhor desempenho possível nesta temporada e fazer do meu último ano com os Flecha Prateadas algo inesquecível.”
Hamilton terá, em 2025, Charles Leclerc como companheiro. O piloto monegasco teve seu contrato extendido, junto com a promessa de um “carro vencedor”.