Lidando com ansiedade e depressão em Rainy Day, de Thais Weiller

2 de agosto de 2016

Lidando com ansiedade e depressão em Rainy Day, de Thais Weiller

Entenda os sérios problemas que pessoas com transtornos psiquiátricos precisam lidar no dia a dia com Rainy Day, um pequeno e tocante jogo desenvolvido pela designer brasileira Thais Weiller.

Uma das doenças que mais atingem a nossa sociedade é a depressão, muitas vezes acompanhada por ansiedade e outros transtornos que afetam a mente e o corpo, fraturando o ser de todas as maneiras possíveis até a beira do precipício. A vontade de viver diminui drasticamente enquanto a de se excluir aumenta exponencialmente, funções psicomotoras são influenciadas negativamente, assim como as mudanças de sono e apetite, deixando uma clara visão para ideais suicidas.

E mesmo com toda esta seriedade, transtornos psiquiátricos são frequentemente desdenhados pela sociedade, sendo diminuídos e considerados como um simples momento de tristeza ou banalizados por pessoas que decidem glamorizar a doença porque acham muito legal serem tristes. Situando entre as duas extremidades deste cabo de guerra, transtornos como depressão e ansiedade ficam cada vez mais difíceis de identificar e tratar, levando para uma longa luta contra este perigoso e invisível malfeitor.

E assim temos Rainy Day, um jogo de texto desenvolvido pela designer Thais Weiller, aliado a arte de Amora Bettany, do estúdio Miniboss. O game conta uma simples situação em que precisamos sair da cama para ir ao trabalho, porém temos esses pensamentos botando barreiras, impedindo que atividades tão rotineiras como levantar da cama, tomar um banho, se vestir e pegar o ônibus para trabalhar sejam feitas.

Lidando com ansiedade e depressão em Rainy Day, de Thais Weiller

Esses pensamentos são diários para pessoas que sofrem destes transtornos, e como alguém que também precisa lidar com ansiedade todos os dias, Rainy Day acerta um lugar especial que mostra como não estamos sozinhos nesta luta infindável que nos assombra a cada momento.

Por mais simples que Rainy Day seja, ele consegue ser evocativo ao mostrar a dura realidade daqueles que sofrem depressão, uma doença que de acordo a Organização Mundial da Saúde atingiu 350 milhões de pessoas no mundo em 2015. E assim, quem sabe teremos uma opinião mais séria de nossa sociedade para ajudar a combater esses problemas tão delicados.

Você pode jogar Rainy Day, agora em português, no site da Thais Weiller.

(Via: Itch.io)

Henrique Gonçalves

Mais Matérias de Henrique

Comente nas redes sociais