Louisiana Woman, Mississippi Man: a história de amor que também é um “hino” em GTA San Andreas
Se você jogou GTA San Andreas em algum momento da sua vida, com certeza cantarolou “Louisiana Woman, Mississippi Man” enquanto perambulava com CJ pelas estradas do game. Em especial, no momento em que o protagonista do game vai parar no interior do estado em seu período de exílio, cujos carros sintonizavam em sua maioria a rádio country K-Rose.
E se você ainda não sabe do que estamos falando aqui, é só você dar play abaixo e resgatar suas memórias enquanto jogava San Andreas, provavelmente sem nenhuma preocupação com a vida adulta:
E por trás de uma música tão icônica, há a sua história. Louisiana Woman, Mississippi Man foi escrita pela dupla Becki Bluefield e Jim Owen, e foi interpretada por outra dupla: Conway Twitty e Loretta Lynn. Conway Twitty é um dos grandes nomes do country dos EUA, vencedor de vários prêmios, e também presença constante em Family Guy.
O seriado, em várias oportunidades, colocou apresentações musicais do cantor em seus episódios:
Loretta Lynn, por sua vez, é membra do Country Music Hall of Fame. É uma das maiores intérpretes da música country da história do gênero, e lançou mais de 40 álbuns solo, além de músicas gospel e contribuições. Uma destas contribuições é o Louisiana Woman, Mississippi Man, que foi lançada em 1973, em um álbum de mesmo nome, este:
O disco fez muito sucesso dentro do universo country, o que justifica a sua escolha pela Rockstar para estar na rádio K-Rose, que valoriza a música do interior dos EUA. Os reviews da época também foram favoráveis, elogiando a performance da dupla. Ela se mostra até muito bem produzida para uma canção da época, mudando de ritmo, passando do refrão marcante para estrofes que contam o drama do casal.
A música fala sobre um casal que contam com dificuldades de se verem. Ela vive no estado da Louisiana, e ele no Mississippi, estados que ficam no sul dos EUA, próximos a locais como o Texas ou o Alabama. O rio Mississippi, que cruza praticamente todos os Estados Unidos de norte a sul, nasce bem longe, em Minnesota, mas “divide o país no meio” cortando também os estados do casal apaixonado, dificultando eles de se verem. E, em 1973, sem Internet, nem WhatsApp, o que resta é o compromisso de ambos em atravessar o rio, para conseguirem enfim namorar.
Por isso, o refrão que todo jogador de GTA San Andreas sabe de cor fala da “mulher da Louisiana” e do “homem do Mississippi” que vão se ver sempre que podem, uma vez que o rio do Mississippi não pode mantê-los separados, com “muito amor no coração tanto de Mississippi quanto no de Louisiana”. Além de falar das questões envolvendo o rio, como a sua distância, ou a presença de jacarés, que deixaria tudo mais perigoso.
GTA San Andreas tem em sua trama principal as questões envolvendo as gangues de Los Angeles no início dos anos 90, mas a Rockstar, ao transformar a “cidade” em um “estado”, conseguiu trazer ao enredo muitas outras questões, como o “sonho de Las Vegas” e também o lado interiorano da Califórnia, com suas pequenas vilas, regadas a muita música country, bar de estrada e utilitários.