Mais desenvolvedores anunciam sua partida da produtora de Uncharted e The Last of Us

25 de abril de 2014

Mais desenvolvedores anunciam sua partida da produtora de Uncharted e The Last of Us

Recentemente, um dos diretores da produtora de The Last of Us anunciou sua saída para trabalhar com o estúdio que criou o jogo independente Unfinished Swan, sendo o quarto componente importante do estúdio a partir em um breve período, o que levanta a questão: O que está acontecendo com a Naughty Dog?

Um dos maiores jogos lançados no ano passado foi The Last of Us, exclusivo para PS3 recebido com imenso sucesso por críticos e fãs em geral que bateu de de frente com outros grandes hits de 2013, como Grand Theft Auto V e Bioshock Infinite, além de fazer parte dos melhores jogos lançados no final da geração passada.

Porém, alguma coisa está acontecendo na Naughty Dog e o número de produtores envolvidos em vários projetos, incluindo o próximo Uncharted, está diminuindo cada vez mais. Criando um certo nível de preocupação entre os seguidores mais ávidos.

Tudo começou no início deste ano, mais precisamente durante o mês de março, quando a escritora Amy Hennig anunciou sua saída da Naughty Dog. Na época ela estava trabalhando no futuro jogo da série Uncharted e vários boatos começaram a pipocar dizendo que ela foi forçada a sair pelos criadores de The Last of Us, Neil Druckmann e Bruce Straley, pela mudança de tom e direção que o novo Uncharted estava tomando.

Mais desenvolvedores anunciam sua partida da produtora de Uncharted e The Last of Us

Lembrando que Amy trabalhou na Naughty Dog por um bom tempo, desde a época de Jax and Dexter, além de ter desenvolvido a história dos três jogos principais da série Uncharted. Ela era uma pessoa de alto calibre na produtora.

A situação esquentou e os presidentes da Naughty Dog esclareceram que ninguém estava envolvido com a saída de Amy, sendo que somente eles são responsáveis em situações envolvendo a saída de alguém do estúdio. Algumas semanas depois de deixar o estúdio,  Amy Hennig anunciou que seria contratada pela EA Games para trabalhar com a Visceral Games em um novo projeto não anunciado de Star Wars.

A segunda pessoa que decidiu partir foi o diretor do próximo Uncharted, Justin Richmond, em uma situação muito mais simples do que no caso da Amy, já que Justin revelou que iria trabalhar para a Riot Games, produtora do MOBA League of Legends – ele não deixou espaço para que rumores surgissem após sua partida.

Justin Richmond trabalhava na Naughty Dog desde 2008. Ele supervisionou a porção de multiplayer de Uncharted 2: Among Thieves e atuou como diretor em Uncharted 3: Drake’s Deception. A Sony assegurou que a saída de Amy e Justin não iria afetar a produção do próximo Uncharted.

Mas outro personagem importante da série de Uncharted também deixou a produtora recentemente: o escritor e ator Todd Stashwick, a voz do personagem que está falando neste mesmo teaser que vocês podem ver logo acima.

De acordo a ele, a Naughty Dog decidiu trocar a voz de seu personagem e simplesmente tira-lo do joprojeto. Neste momento ele não está mais na Naughty Dog, tendo agora um emprego como co-escritor na Visceral Games – no mesmo projeto de Star Wars que Amy Hennig está atuando como diretora.

Como se não bastasse, ainda mais um desenvolvedor decidiu sair nestes últimos dias, desta vez o diretor de arte Nate Wells, que anunciou sua partida da Naughty Dog para trabalhar com o estúdio independente Giant Sparrow, criador do jogo indie Unfinished Swan (lançado em 2012 para o PS3).

Neste momento, a Giant Sparrow tem um contrato assinado com a Sony para produzir três jogos exclusivos, similar ao contrato que a Thatgamecompany assinou para criar FlOw, Flower e Journey para o PlayStation 3. No caso da Giant Sparrow, Unfinished Swan já foi lançado e agora faltam dois jogos para os consoles da Sony.

Mais desenvolvedores anunciam sua partida da produtora de Uncharted e The Last of Us

Nate Wells se torna a quarta pessoa importante no desenvolvimento de jogos que decidiu sair da Naughty Dog em uma janela de apenas dois meses. O curto período de tempo e o alto calibre de cada um desses desenvolvedores deixam muitos fãs confusos e preocupados sobre o que realmente está acontecendo com a Naughty Dog – e por tabela a Sony.

Será que tudo foi uma simples coincidência ou os problemas internos após o sucesso de The Last of Us acabaram aumentando a ponto deles estarem cansados de trabalhar lá; ou talvez após a despedida de Amy Hennig outros desenvolvedores viram a situação como uma oportunidade de cair fora o quanto antes?

E temos a maior preocupação: será que estas mudanças irão afetar diretamente o desenvolvimento de futuros jogos da Naughty Dog, como o já anunciado Uncharted, o próximo The Last of Us, ou qualquer novo jogo que eles estejam produzindo neste momento?

Mais desenvolvedores anunciam sua partida da produtora de Uncharted e The Last of Us

Infelizmente não será possível descobrir o que anda acontecendo pela própria fonte: hoje em dia as empresas em nossa indústria preferem ficar caladas quando algum tipo de ameaça acaba sendo exposta em fóruns ou sites de noticias, e o maior problema disso é que nos resta somente acreditar nas poucas informações que recebemos por elas, além de especular se tudo não passa de uma coincidência ou se o buraco é realmente mais embaixo.

O que vocês acham? Todo este pessoal indo embora é somente uma mudança saudável para o estúdio e nós estamos sendo paranoicos demais por acharmos que tudo irá terminar em pouco tempo, ou existe um motivo real para que os fãs fiquem preocupados com o futuro da Naughty Dog e seus produtos intelectuais? Responda nos comentários!

(Via: IGN, CVG, Gamespot, Destructoid)

Henrique Gonçalves

Mais Matérias de Henrique

Comente nas redes sociais