Mais polêmica: Call of Duty Ghosts reaproveita trecho da campanha de Modern Warfare 2

7 de novembro de 2013

Mais polêmica: Call of Duty Ghosts reaproveita trecho da campanha de Modern Warfare 2

O recém-lançado Call of Duty: Ghosts continua se envolvendo em polêmicas. Depois da exagerada (e desnecessária) exigência de memória RAM que te mostramos ontem, eis que agora foi descoberto que o início do novo jogo “reaproveita” na cara dura um trecho de Modern Warfare 2!

O vídeo que você confere na sequência foi postado pelo usuário satantribal, que, com olhar clínico, percebeu uma semelhança muito grande entre os momentos finais de Modern Warfare 2 (título lançado há mais de 4 anos) e um trecho já do início da campanha de Ghosts.

É um trecho curto, mas fica claro que a Infinity Ward reaproveitou um bom trecho de animação do jogo antigo, acrescentando novos modelos de personagens, sombras e texturas para dar uma diferenciada.

Confira abaixo. Só para ficar claro: o Ghosts é o da direita, ok?

Sites como o Game Informer foram atrás de outros vídeos e confirmaram a manobra: na prática, a Infinity Ward deu um “crtl c + crtl v” em mais de 15 segundos de animação de um jogo antigo e reaproveitou-o em seu novo jogo.

Isso pode parecer pouco isoladamente, mas devemos lembrar que estamos falando de uma série que é bastante criticada por muitos jogadores por sua falta de inovação. Com jogos saindo todo ano, a diferença de um CoD para outro não é muito grande, e vídeos como esse deixam a impressão que a produtora não está muito preocupada com isso.

Verdade seja dita, ela nem tem muitos motivos para se preocupar: apesar das reclamações de alguns, Call of Duty ainda é idolatrado por muitos, e o novo episódio faturou mais de 1 bilhão de dólares já no dia de seu lançamento.

Só para constar, casos semelhantes já ocorreram em outras mídias: o diretor Michael Bay, por exemplo, reaproveitou na cara dura uma cena de Pearl Harbor no primeiro filme dos Transformers, olha só:

Bom, mas voltando ao mundo dos games: embora o flagra tenha ficado evidente (até demais) com Call of Duty, diversas outras “franquias anuais” aguentam as mesmas queixas no que diz respeito à falta de inovação: jogos esportivos como FIFA, PES, NBA e até mesmo Assassin’s Creed já foram taxados de serem “mais do mesmo” (especialmente em termos de visual e gameplay).

Como gamer, o que você achou deste  “crtl c + crtl v”? Acha que este tipo de estratégia é válida para facilitar a vida dos programadores, ou espera que um jogo novo tenha tudo novo? Deixe sua opinião nos comentários!

P.S. Até o fechamento deste post, nem a Infinity Ward nem a Activision se pronunciaram sobre o caso.

(Via: Game Informer)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

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