Mais uma: Microsoft pode permitir Call of Duty na PS Plus, pra avançar na compra da Activision
Se você está lendo essa notícia, talvez já não aguente mais ver por aqui, e nos demais canais focados em games, da compra da Activision pela Microsoft, da oposição da Sony e do Call of Duty, que tem sido o assunto principal no embate entre o negócio de 70 bilhões de dólares. Mas sempre aparece algo a respeito, e temos de seguir conversando a respeito.
Mas, se você não aguenta mais isso mesmo, temos Matérias Especiais bem interessantes, pra você conferir.
Nos últimos episódios dessa “novela”, tivemos Phil Spencer aumentando um pouco o tom sobre a oposição da concorrente, o compromisso firmado com a Nintendo para receber também jogos CoD ao menos por 10 anos, além do processo da FTC, que busca bloquear o processo. Vale lembrar também que os argumentos de Sony e Microsoft, sobre este assunto, foram liberadas pelo órgão regulador britânico, e você pode conferir tudo aqui.
Mas vamos para o novo capítulo: agora a Microsoft afirma que poderá fazer mais uma concessão: permitir jogos Call of Duty dentro do PlayStation Plus, o serviço de assinatura da Sony, que agora possui um serviço semelhante ao Game Pass, onde a companhia oferece uma biblioteca de games, incluindo seus clássicos do passado, mediante uma assinatura.
Quem avança essa informação é o Bloomberg, que afirma que a oferta é mais uma iniciativa da Microsoft para conseguir a aprovação da compra da Activision Blizzard nos EUA, garantindo o “ok” dos órgãos reguladores e superando os confrontos que o FTC provocou recentemente.
O Bloomberg afirma que a Sony ainda não respondeu esta oferta, mas que ainda segue em sua cruzada para evitar a compra da Activision. Apesar de Call of Duty sempre ser mencionado quando esse assunto é tocado, a companhia, que é o primeiro estúdio independente da história dos games, possui, além de uma rica história envolvendo Pitfall, Enduro, River Raid e tantos outros clássicos, outras franquias famosas, como Crash Bandicoot, Diablo, Tony Hawk e Overwatch, além de World of Warcraft.
Sim, estamos todos falando de Call of Duty, mas a compra da Activision pela Microsoft significa que Crash Bandicoot, personagem que nasceu no universo PlayStation e foi por muito tempo o “mascote” do sistema, será agora exclusivo da concorrência.
Mas, curiosamente, a Sony cita mais Call of Duty quando acusa a Microsoft de “buscar monopólio”, afinal, esta é uma das franquias que mais vendem no mundo dos games. Assim, como forma de “apaziguar” as partes, pode ser que, caso o acordo seja concretizado, que jogos da franquia (e quem sabe, até clássicos dos dias do PS2), apareçam também no PS Plus, e não apenas no Game Pass, como se especula e se espera.
Mas vale lembrar que, ainda assim, não se sabe “como” os jogos novos chegariam ao serviço. No Game Pass, é quase que óbvio que tais games sejam “Day One”, assim como praticamente todos os games comandados pela Microsoft. Mas no PS Plus, não faço ideia de como tais games chegariam, e nem quando.