Melhores Jogos do Ano Arkade 2016: Owlboy
Este ano marcou o lançamento de Owlboy, um jogo com uma história tão cativante quanto a de seu próprio desenvolvimento. E mesmo com nove anos de expectativa nas costas, ele não decepcionou nem um pouco, e chega com louvor à nossa lista de Melhores do Ano!
Owlboy é um jogo que tinha tudo para dar errado. Um sidescroller baseado em pixel art com mecânicas que foram concebidas há quase uma década atrás não teria como dar certo… mas mesmo assim, a equipe da D-pad Studio fez um dos jogos mais concisos do ano, superando expectativas e aparecendo no último segundo antes de se tornar datado demais para o seu público.
Com uma direção artística e um trabalho extenuante de tão detalhado, Owlboy consegue cativar com os pequenos gestos. Um sorriso, um sentimento, e até uma minúscula expressão facial de Otus fala muito sobre o personagem. Adicione um elenco tão interessante quanto o seu protagonista e temos um jogo que é divertido do começo ao fim, nos fazendo importar com cada cena dramática que ocorre em seu percurso.
Sua história, que poderia facilmente ser adaptada para um filme de animação, aborda uma série de eventos que te deixa preso na cadeira, com diversas cenas explosivas e momentos marcantes. Outro ponto positivo é seu andamento, alternando entre partes tradicionais de combate, de furtividade e as usuais lutas contra os chefões que movem o enredo, tendo o bastante de cada um a ponto de espaçar e não dar uma sensação de tédio.
Porém, o mais importante é a sua jogabilidade. Voar e atirar ao mesmo tempo nunca foi tão satisfatório, sendo fácil de pegar para jogar e masterizar a técnica de alternar entre os personagens e suas respectivas armas enquanto esquiva dos inimigos que estão vindo em sua direção. Como falei, Owlboy tinha tudo para dar errado e mesmo assim conseguiu dar muito certo e ser um dos melhores jogos do ano, mostrando que as vezes a espera pode sim valer a pena e até exceder suas expectativas.
Confira nossa análise completa de Owlboy neste link.