Melhores Jogos do Ano Arkade 2016: Valley
Valley é um daqueles jogos que pode ter passado meio despercebido por muita gente, simplesmente porque ele não é um jogo mainstream, nem teve uma grande campanha de marketing. Mas ele foi uma grata surpresa, e fez por merecer seu lugar em nossa lista de Melhores Jogos do Ano!
Em uma primeira olhada, Valley pode parecer só mais um walk simulator, mas ele é mais do que isso, pois mistura exploração e plataforma com uma boa história, que nos coloca na pele de um pesquisador que busca a “semente da vida” e acaba indo parar em um vale secreto, cujas propriedades “mágicas” já foram estudadas em projetos científicos obscuros.
Munido de um estiloso exo-traje cibernético chamado L.E.A.F. Suit, sua missão é explorar o vale e os centros de pesquisa e treinamento que existem ali, na esperança de entender melhor os segredos e mistérios do vale e de tudo o que acontece ali. Tudo isso ao som de uma trilha sonora nada menos que espetacular.
Valley oferece uma sensação de velocidade e liberdade muito singular: a L.E.A.F. Suit nos permite correr muito rápido e saltar muito alto, e estas mecânicas são essenciais na exploração, pois você terá que aproveitar o momentum de suas corridas para cruzar precipícios, rios de lava escaldante e outros obstáculos.
O game traz uma história um tanto subjetiva e discreta, mas ganha pontos pela mensagem poderosa incutida em seu roteiro, que trata de vida e morte com muita sensibilidade: basicamente, a L.E.A.F. Suit permite que você conceda ou tire a vida de plantas e animais, e a própria energia vital do vale é o que lhe concede seus poderes. Não abuse, pois o vale vai morrendo conforme você morre.
Ainda que o jogo sofra de uma notável crise de identidade ali pela metade da campanha, o conjunto da obra é surpreendentemente bom, e bem diferente de Slender: The Arrival, o game que colocou a Blue Isle Studios no mapa. Um daqueles jogos que a gente mal presta a atenção, mas nos surpreendem positivamente!
Leia aqui nossa análise completa de Valley, e não deixe de explorar o vale você também!