Melhores do Ano Arkade 2019: Kingdom Hearts III
Confesso que eu pensei muito se Kingdom Hearts III merecia ou não entrar em nossa lista de Melhores Jogos do Ano. Ele me decepcionou em alguns aspectos… mas é tão lindo, tão mágico e tão gostoso de jogar, que eu não tive coragem de deixá-lo de fora!
Kingdom Hearts III termina (ou não) uma história que nasceu lá no Playstation 2. Uma jornada confusa e enrolada sobre mundos se fundindo, corações sendo aprisionados e uma Organização malvada levando caos e escuridão para o(s) mundo(s).
Mas Kingdom Hearts III é, principalmente, sobre amizade. A amizade de Sora, Donald e Pateta, que estão sempre lutando para salvar seus muitos outros amigos. Por mais piegas que seja, o jogo é sobre o amor e o poder da amizade, e só quem passou 15 anos esperando para reencontrar estes “amigos” sabe o quanto esta espera foi dolorosa.
A total ausência dos heróis (e vilões) de Final Fantasy deixa um gosto amargo na boca, mas né, Kingdom Hearts cresceu e criou seu próprio lore. O jogo não precisa mais da “muleta” de Final Fantasy, ainda que isso sempre tenha sido parte fundamental da franquia. Felizmente, veremos alguns rostos conhecidos no DLC ReMind, que chega em breve (e eu mal posso esperar!) <3
Kingdom Hearts III é um jogo de altos e baixos. Mas ele ainda é mágico, de um jeito que faz a gente voltar a ser criança, e sorrir feito bobo diante de personagens que marcaram a vida da gente — dentro e fora dos games. Um JRPG lindo, brega e envolvente, que era o meu jogo mais esperado do ano, mas que, me dói dizer, acabou não sendo tão bom quanto eu gostaria.
Apesar disso, foi bom o bastante para me cativar, me emocionar e me encantar. Talvez nem tanto quanto capítulos anteriores da saga, mas ainda assim, foi mágico. Conjurar brinquedos de parque de diversões, lutar ao lado de Woody, Buzz, Hércules, Mickey, Sully, Michael, e muitos outros, (tentar) acompanhar uma história de amizade e redenção… tudo isso ainda tem seu valor.
Por tudo isso, ele garantiu um lugarzinho no meu coração, e nesta lista. Leia minha análise completa aqui… e torça comigo para que o próximo jogo da série não nos deixe esperando por tanto tempo, afinal, o final do game deixou um gancho, no mínimo, curioso!