Melhores do Ano Arkade 2020: Doom Eternal
O Doom de 2016 deu belo restart nesta franquia antológica, transformando um dos precursores do gênero FPS em uma experiência ainda mais acelerada, intensa e visceral. Seria possível alcançar um novo patamar de qualidade? Doom Eternal prova que sim, e chega arregaçando em nossa lista de Melhores do Ano!
Doom Eternal traz a treta para a Terra, que foi tomada por uma invasão demoníaca de proporções colossais. Obviamente, o encarregado de fazer a limpeza é nosso querido Doom Slayer, o protagonista grandalhão de poucas palavras que oblitera traseiros demoníacos como ninguém.
Em sua longa campanha que passeia por cenários bem variados, o jogo comprova que, mesmo dentro de um sistema de combate extremamente frenético, há espaço para ser estratégico: com um tipo de ataque, você recupera; com outro munição; e ainda há uma arma que faz os inimigos droparem itens que regeneram sua armadura.
Saber o que priorizar no calor do combate — e explorar os pontos fracos de cada classe de demônio — é algo que demanda atenção e coordenação do jogador, mas premia seu desempenho com alguns dos combates mais intensos, frenéticos e divertidos de 2020. A fluidez de Doom Eternal é inebriante, e cada arena transforma-se em um palco sangrento, um altar onde colocamos nossas habilidades a serviço do Doom Slayer.
Doom Eternal também tem momentos extremamente desafiadores de plataforma, obrigando o jogador a dar saltos precisos e combinar pulos e dashes para cobrir grandes distâncias. A construção de cada fase alterna entre matança de demônios e momentos de “parkour infernal”, e o jogador mais empenhado irá encontrar um bom punhado de segredos e easter eggs escondidos em cada estágio.
Apresentando novos tipos de demônio, novas armas e novas formas de aniquilarmos criaturas demoníacas, Doom Eternal é uma legítima evolução da fórmula que deu (muito) certo em 2016: ele refina o que já era bom, e acrescenta muitas novidades — com direito a multiplayer assimétrico e todo um “lore” construído em torno da enorme figura do Doom Slayer.
Se você é fã de FPS e curtiu o reboot da série Doom, não tem como não gostar de Doom Eternal. Fugindo das receitas prontas de franquias manjadas como Call of Duty e Battlefield, ele entrega uma campanha alucinante, gameplay muito bem calibrado e um mix de diversão e desafio que só conseguem torná-lo ainda mais viciante!
Leia aqui nossa análise completa de Doom Eternal e prepare-se para aniquilar demônios das mais variadas formas neste baita jogo!