Melhores do Ano Arkade 2020: Ghost of Tsushima
Em 2020, não faltaram bons exclusivos nos consoles da Sony. Entre super-heróis aracnídeos e apocalipses zumbis, tivemos espaço até para uma nova IP! Ghost of Tsushima foi a primeira IP original da Sucker Punch desde a série Infamous. E olha, eles conseguiram se superar, e contaram uma história de honra e vingança digna de figurar entre os Melhores do Ano!
Ghost of Tsushima nos coloca na pele do samurai Jin Sakai, membro de uma família nobre da ilha de Tsushima que vê seu lar ser invadido e devastado pelas tropas mongóis comandadas por ninguém menos que Khotun Khan, neto do famoso Genghis Khan. Jin quase não sobrevive à invasão, que dizima praticamente todos os samurais da ilha, enquanto o tio de Jin, Lorde Shimura, é mantido como refém.
Sozinho e com sede vingança, Jin precisa dar um jeito de salvar sua terra natal. Assim, cabe a nós, jogadores, a missão de juntar aliados para arquitetar uma possível resposta contra a opressão dos mongóis. Mas um samurai não pode dar conta de tudo. Se quiser recuperar a ilha e salvar seu povo, Jin terá que tornar-se algo maior, um ícone, um símbolo de esperança: o fantasma de Tsushima.
Ao aliar-se com Yuna, uma ex-ladra que se torna uma boa amiga Jin é apresentado a novas formas de lutar. Maneiras vis, e desonrosas que podem acabar por fazer dele um assassino sanguinário, não um samurai honrado.
Esse dilema acompanha a jornada de Jin a todo momento, e se reflete também nas mecânicas de combate: utilizando diferentes posturas e equipamentos, Jin pode encarar os inimigos de frente, como um samurai, ou então, eliminá-los na surdina, usando truques e artimanhas que não tem honra, mas são bem eficazes. Independente da honra envolvida, ambos os métodos são divertidíssimos de se utilizar durante os combates.
Ghost of Tsushima é um jogo de ação e aventura em mundo aberto com uma ambientação incrivelmente cinematográfica. Sua história é cheia de personagens interessantes e seu mundo é recheado lugares incríveis para se visitar. A exploração é bastante orgânica, e o vento, os pássaros e as raposas são nossos guias. É uma abordagem mais sutil que vai na direção oposta ao que games como Assassin’s Creed faz, ao encher a tela de ícones e pontos de interesse.
Por tudo isso e mais um pouco, Ghost of Tsushima merece as honrarias de ser um dos melhores games de 2020. No que tange jogos ambientados no Japão feudal, ele é uma joia rara, que traz inclusive referências à obra cinematográfica de Akira Kurosawa. Ghost of Tsushima é uma ótima pedida para quem gosta de aventura em mundo aberto, e um jogo obrigatório para quem é fã da cultura japonesa e do legado dos samurais.
Ghost of Tsushima é exclusivo do Playstation 4. Fizemos uma análise completa do jogo, que você pode conferir aqui.