Melhores do Ano Arkade 2020: Hades
Rogue foi um jogo lançado em 1980 para computadores. Nele, um caractere de smile andava na tela por fases geradas aleatoriamente combatendo inimigos e coletando tesouros. Era o nascimento de um gênero de games tão único que, até hoje, são chamados de Rogue-like (parecido com Rogue).
O gênero ainda teve uma variação, chamada de Rogue-lite, que possui os mesmos elementos de fases aleatórias e morte permanente, mas com algumas recompensas que melhoram o personagem a cada vez que você joga, tornando assim a experiência progressivamente menos punitiva, mais “leve” — daí o termo lite (light).
Hades, que estava em Early Access na Steam desde 2019 mas só foi lançado oficialmente em 2020, é um rogue-lite que representa o auge do gênero. Produzido pela Supergiant Games, a já renomada desenvolvedora indie responsável pelos excelentes Bastion, Transistor e Pyre, Hades conta a história de Zagreus, filho de Hades, o deus do submundo. O sarcástico jovem semideus entra em crise existencial e tenta escapar do inferno para descobrir mais sobre si mesmo e sua origem. A tarefa não é fácil, já que o inferno conta com diversas bestas mitológicas, semideuses e armadilhas para impedi-lo, além do próprio Hades, que não quer deixar o filho fugir de seu destino.
Para a sorte de Zagreus, os Deuses do Olimpo estão ao seu lado, e fornecem power-ups para sua missão, modificando seus ataques e defesas. A cada derrota de Zagreus, ele retorna à casa de Hades, para iniciar novamente sua tentativa de fuga. Em uma primeira impressão, pode parecer uma experiência repetitiva, mas está longe disso: apesar dos cenários e os inimigos serem praticamente os mesmos, cada tentativa é excepcionalmente única, tanto pelos inimigos e chefes — que têm variações interessantes de ataques e reações — mas principalmente pelo próprio Zagreus, que se torna mais forte a cada jornada, com novas armas, novos poderes, e novos bônus.
Cada morte (e são muitas) traz a satisfação de que você acabou de se tornar mais forte para a próxima tentativa, e cada nova tentativa traz a curiosidade de como você vai conseguir somar habilidades em um combo avassalador para dizimar inimigos que na run anterior pareciam imbatíveis. Ou talvez nem tanto assim: somente morrer e tentar de novo faz parte da experiência.
Hades é um jogo de descobrimento de si, onde o jogador descobre os poderes do personagem e a história do jogo junto com o próprio Zagreus, uma obra-prima em gameplay, gráficos e principalmente em áudio, com dublagem de personagens padrão de jogos AAA. Não por acaso, o jogo está faturando diversos prêmios de jogo do ano, e levou alguns bons prêmios no The Game Awards.
Hades é sem dúvidas um dos melhores jogos do ano. Ele está disponível para PC e Nintendo Switch. Se você ainda não jogou, está perdendo seu tempo!