Melhores do Ano Arkade 2020: Mortal Kombat 11 Ultimate
Mortal Kombat talvez seja uma figurinha carimbada aqui no Arkade, e curiosamente, o jogo não é bem um lançamento de 2020. Mas seu lugar está garantido em nossa seleção por dois motivos: a chegada de sua versão Ultimate, atualização mais recente que traz o game para a nova geração com mais 3 personagens, mas principalmente pela expansão Aftermath, que não só apresentou novas adições ao elenco, como também elevou a história do jogo a um novo patamar. Para o bem e para o mal, é o conteúdo que traz relevância a vários lutadores adicionados via DLC e a verdadeira conclusão da trama mirabolante de Kronika.
Dito isso, Mortal Kombat 11 já era, em seu lançamento em 2019, um jogo bastante completo e equilibrado em termos de história, jogabilidade, conteúdo e audiovisual, oferecendo pancadaria de qualidade para os fãs. Sua história, porém, parecia deixar tudo aberto demais, quase que uma tela vazia para que tudo recomeçasse — de novo. Aftermath, por sua vez, alinha as pontas soltas e cria uma trama que mexe ainda mais com a linha temporal da história toda, mas ao mesmo tempo oferece uma solução mais promissora para um inquestionável Mortal Kombat 12.
Ao mesmo tempo, esses conteúdos trouxeram adições significativas em vários pontos do jogo. Stage Fatalities e Friendships, duas das finalizações mais aguardadas pela comunidade, deram um sabor especial ao final das lutas. Amarrar Shao Kahn, Shang Tsung, Sindel e Nightwolf ao cânone da história atual junto aos recém-chegados Sheeva e Fujin, e não só deixá-los soltos como conteúdos atemporais foi um acerto enorme dada a importância deles para o lore da franquia e adicionou uma nova camada ao que já conhecíamos de expansões para games de luta: não foram só personagens avulsos, afinal, eles ganharam relevância narrativa.
Mortal Kombat 11 Ultimate, lançado já em novembro de 2020, coroa o suporte espetacular dado pela NetherRealm para esta produção, atualizando-a — ainda que timidamente — para a nova geração de consoles, ao mesmo tempo que solidifica as participações especiais advindas de filmes de ação tradicionais, uma escolha controversa, mas acertada.
Se considerarmos a quantidade enorme de conteúdo para customização tanto do visual como do estilo de kombate de cada personagem (algo que pode ser ainda melhor explorada agora que está liberada nos aspectos competitivos online) e os vários modos para se jogar sozinho ou acompanhado, esta é a versão definitiva do melhor jogo da saga de quase 30 anos que é Mortal Kombat. E nem sabemos se a versão Ultimate é, de fato, o fim dos conteúdos complementares para o jogo.
O fato é que, em um ano sem grandes jogos de luta sendo lançados, Mortal Kombat 11 Ultimate foi um grande (re)lançamento de um grande jogo. Pode não ser realmente novo, mas mantém a qualidade, e merece uma menção honrosa em nossa lista de melhores do ano.