Melhores do Ano Arkade 2020: Resident Evil 3 Remake
Ano passado tivemos o excelente remake do clássico Resident Evil 2. E este ano a Capcom continuou com os remakes da série clássica, lançando uma nova versão do memorável Resident Evil 3! A clássica fuga de Jill Valentine de Raccoon City ganhou uma nova versão, recriando seus momentos clássicos e trazendo novamente o todo poderoso Nemesis!
O game segue o mesmo estilo de Resident Evil 2, com câmera de ombro e o mesmo sistema de gameplay e inventário, ainda que tenha um foco maior na ação, em detrimento do terror. O clássico Resident Evil 3 possuía um sistema de combinação de pólvoras para criação de munições, que retorna aqui. O inconstante sistema de esquiva do jogo original, foi totalmente refeito e agora funciona muito melhor!
Agora basta um toque no botão correspondente para que Jill esquive-se em qualquer direção. E se seu timing for perfeito, o tempo desacelera e você pode causar dano crítico aos monstros que lhe atacavam. Como temos uma experiência mais voltada para a ação, temos mais zumbis e mais armas devastadoras para usar contra eles, além de algumas releituras de momentos antológicos do jogo e um bem-vindo destaque maior para Carlos, o “latino” da U.B.C.S. que torna-se um grande parceiro de Jill.
E não podemos deixar o grandalhão do Nemesis de fora! O monstro está ainda mais terrível, perseguindo o jogador incansavelmente e passando por mutações grotescas ao longo da campanha. Ele até pode ser derrotado, mas só fica caído por pouco tempo até levantar e caçar o jogador novamente. Mais forte e inteligente do que nunca, ele pode se desviar e se proteger dos ataques do jogador, além de ter muitos ataques poderosos e várias habilidades para tornar cada encontro com ele um verdadeiro pesadelo.
Infelizmente, nem todas as mudanças foram para melhor: tivemos áreas removidas e outras reinventadas, que não ficaram tão boas, o que é realmente um grande ponto negativo do game. O comportamento do Nemesis também não agradou a todos — de fato, ele é “menos terrível” do que o Mr. X reapresentado em Resident Evil 2 remake, por exemplo, e suas aparições são menos imprevisíveis e mais scriptadas.
Mas dentre os lançamentos que tivemos este ano, Resident Evil 3 foi sem dúvida alguma um game muito divertido, nostálgico e assustador, que ganhou uma vaga entre nossos Melhores do Ano de 2020!
Confira aqui nossa análise completa do novo Resident Evil 3. Também temos um texto reflexivo que traça paralelos entre o game e o momento de pandemia pelo qual ainda estamos passando.