Melhores do Ano Arkade 2020: Streets of Rage 4

30 de dezembro de 2020
Melhores do Ano Arkade 2020: Streets of Rage 4

2020 trouxe a sequência de um clássico dos tempos do Mega Drive que ficou mais de 25 anos sumido: com pancadaria honesta e visual incrível, Streets of Rage 4 chega com os dois pés no peito da nostalgia, e garantiu seu lugar em nossa lista de Melhores do Ano!

Streets of Rage 4 é um legítimo beat ‘em up dos anos 90, com visual atualizado para os dias atuais e pequenas nuances de gameplay que atualizam a experiência sem, contudo, afetar sua identidade. A trama é super básica: os Gêmeos Y (filhos do violão original, Mr. X) estão criando uma máquina para controlar a mente das pessoas, e é nosso trabalho frustrar os planos deles… na base da porrada, claro!

Trazendo de volta os personagens do primeiro jogo — muito bem acompanhados por novatos que são bons de briga — o jogo entrega aquilo que se espera do gênero: siga para a direita, espancando todo mundo e juntando comida do chão até chegar ao chefão. Na próxima fase, repita o processo. Você vai passar por becos, bares, esgotos, metrôs, pela “fase do elevador”… Streets of Rage 4 definitivamente segue a cartilha dos beat ‘em ups.

Melhores do Ano Arkade 2020: Streets of Rage 4

Entre as novidades, temos o sistema de “juggling” que permite aumentar a contagem de hits com os inimigos no ar, e um interessante sistema de recuperar a vida que é gasta ao aplicarmos um golpe especial. Sem upgrades nem novas habilidades desbloqueáveis, o jogo é um tanto raso no quesito evolução dos personagens — algo que vimos em outros beat ‘em ups, como Scott Pilgrim e River City Girls –, mas creio que isso seja uma decisão feira em prol da nostalgia.

E por falar em nisso, desbloquear as versões antigas dos personagens — que chegam devidamente pixeladas, com seus golpes e até o especial carro de polícia — ou revisitar fases antigas com os personagens novos é um deleite. Streets of Rage 4 é um jogo lindíssimo desenhado à mão, mas ele honra as origens pixeladas deste universo que nasceu em uma época bem mais simples.

Melhores do Ano Arkade 2020: Streets of Rage 4
A Blaze “de hoje” e o Axel “de ontem”

Com uma campanha curta, mas intensa, Streets of Rage 4 não quer reinventar a roda nem revolucionar o gênero. Ele só quer entregar umas horinhas de diversão e porradaria sem compromisso, como nos velhos tempos, e isso ele faz muito bem. Seja sozinho, em dupla online ou no coop local para até 4 jogadores, surrar bandidos é algo que nunca perde a graça, e Streets of Rage 4 entrega uma mistura muito bem temperada de pancadaria e nostalgia, e mereceu um lugarzinho entre os melhores do ano.

Leia nossa análise completa de Streets of Rage 4 e venha espancar malfeitores e comer carne assada do chão com a gente!

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais