Melhores do Ano Arkade 2021: Cruis’n Blast
Ok, preciso começar este artigo com uma confissão. Talvez colocar Cruis’n Blast na lista dos Melhores Jogos de 2021 seja meio que trapacear — uma vez que ele foi originalmente lançado em 2017.
Porém, este lançamento de 2017 se limitava aos arcades japoneses. Não sei você, mas eu não frequento muito as casas de fliperama nipônicas, então, meu primeiro contato com esta belezinha ocorreu em 2021 — ano em que ele foi oficialmente portado para o Nintendo Switch.
Cruis’n Blast é o mais recente título de uma série que fez história nos arcades — com títulos como Cruis’n USA e Cruis’n World. Ele é um jogo de corrida totalmente arcade, sem nenhum compromisso com realismo. O esquema é “pisar fundo” o tempo todo, para superar os adversários em pistas insanas, que desafiam não só a lei da gravidade, mas foram planejadas para entregar velocidade e adrenalina em doses cavalares!
Durante uma típica corrida de Cruis’n Blast, você poderá ser fuzilado por helicópteros, testemunhar uma invasão alienígena, adentrar o olho de uma tempestade ou mesmo passar a poucos centímetros das presas letais de um dinossauro. As pistas são temáticas — e há uma mais maluca do que a outra!
Se acha que eu estou exagerando, dê uma olhada no clipe abaixo:
Cruis’n Blast é um jogo de corrida do jeito que eu gosto: direto ao ponto, sem enrolação. Aqui não há mundo aberto, nem simulação realista, nem qualquer coisa que seja minimamente chata ou burocrática. O objetivo do jogo é ser acelerado e divertido o tempo todo — e isso ele faz muito bem!
E, respeitando suas origens de fliperama, ele faz tudo isso com cores saturadas, visual extremamente brilhante e muita poluição visual na tela. Jogos de arcade precisavam “fisgar a atenção” de quem passasse por perto, e Cruis’n Blast honra este legado, com um departamento audiovisual caprichado, que é nostálgico sem ser datado.
Acho que a maior derrapada do game é sua carência de modos de jogo. Depois que você passa por todos os torneios — que correspondem ao principal modo de jogo — simplesmente não há muito o que se fazer nele. Claro que você sempre pode chamar os amigos para um multiplayer local em tela dividida, mas é fato que falta um pouco de “recheio” neste bolo.
Mas, acho quase injusto reclamar disso em um jogo que nos permite correr com dinossauros, helicópteros e até mesmo unicórnios! Como eu disse, o compromisso deste jogo é com a diversão, e nisso ele dá um show!
Cruis’n Blast é nostálgico e divertido do jeito certo. Sem perda de tempo, sem frescura, sem simulação, sem realismo. É o meu tipo de jogo de corrida. E por isso ele chega queimando o asfalto em nossa lista de Melhores do Ano.
Relembre nossa análise de Cruis’n Blast. O jogo está disponível para Nintendo Switch.