Melhores do Ano Arkade 2021: Loop Hero
Quando se fala em Rogue-likes, imediatamente imaginamos um game com cenários e posicionamentos de inimigos gerados proceduralmente, o que é o padrão do gênero. Mas e quando a dificuldade é diretamente relacionada às ações do jogador? Pois aí estamos falando de Loop Hero!
Loop Hero é um game literalmente diferente de tudo o que se imagina. É uma mistura de Rogue-like, Card Game, Idle Game e estratégia, de uma forma que, de acordo com meu conhecimento, nunca se viu antes. É um game em que você constrói o mundo a seu redor, propositalmente colocando dificuldades em seu caminho.
Em Loop Hero, o mundo foi inteiramente apagado por uma entidade cósmica, e tudo e todos deixaram de existir. Mas de alguma forma, você sobreviveu, e de alguma forma partes do mundo ainda continuam a existir. Sua missão então é entender o que aconteceu e ajudar a reconstruir o mundo, literalmente a partir do nada.
Funciona assim, você monta um deck com cartas para preencher o espaço vazio do mapa, cada carta possui um efeito. Cartas de florestas, montanhas, desertos e etc dão bônus passivo ao jogador. Há as cartas de estrada, que criam blocos que geram inimigos, como cemitérios, ruínas e etc, e há ainda cartas que adicionam efeitos extras, como acelerar o jogador em alguns trechos, adicionando inimigos extras em batalhas e muito mais.
O game progride em loops, com uma estrada que começa e termina num mesmo ponto, o acampamento principal. Ao explorar o mundo, você coleta recursos para criar diversas melhorias, enquanto descobre personagens e perigos novos que adicionam mais conteúdo ao mundo apagado.
Tudo isso cria um game extremamente viciante, daquele tipo que começa fácil, até ficar incrivelmente difícil. Com você perdendo muitos dos itens coletados enquanto jogava quando morre, e mesmo com a frustração de perder tantas coisas, ainda assim o game te prende para mais um loop de batalhas intensas.
Se você jogou Loop Hero então entenderá perfeitamente quando digo que é um game diferente de tudo. E se você ainda não jogou, então precisa dar uma chance, pois vale muito a pena. E merece com toda a certeza um lugar em nossa lista de Melhores do Ano de 2021!