Melhores do Ano Arkade 2021: Marvel’s Guardians of the Galaxy

30 de dezembro de 2021
Melhores do Ano Arkade 2021: Marvel's Guardians of the Galaxy

Depois da decepção que foi o jogo dos Vingadores lançado pela Square Enix em 2020, era difícil ficar empolgado pelo game dos Guardiões da Galáxia. Felizmente, tem horas que e bom estar errado: Marvel’s Guardians of the Galaxy não só é um bom jogo, mas foi uma das melhores surpresas do ano!

O super grupo cósmico da Marvel foi muito bem representado nos cinemas, o que colocou os personagens sob os holofotes do mundo inteiro. E agora, ouso dizer que eles estão ainda melhor representados, em um jogo que não é realmente uma história de origem, mas que tem tudo para ser o pontapé inicial de grandes aventuras cósmicas ao lado de StarLord, Drax, Gamora, Rocket Racoon e Groot.

Melhores do Ano Arkade 2021: Marvel's Guardians of the Galaxy

Esqueça o polêmico formato Game as a Service, cheio de missões repetitivas e grinding. O que temos aqui é um jogo tradicional, uma história com começo, meio e fim, dividida em capítulos, que arruma espaço não só para revisitar as origens de Peter Quill, como também entrega momentos grandiosos e até concede certa liberdade ao jogador para tomar decisões que afetam (um pouco) o andamento da história.

A trama do game — que envolve uma treta entre os Guardiões da Galáxia e a Tropa Nova, mas logo escalona para algo muito maior — traz as desculpas perfeitas para que possamos testemunhar o grupo fazendo o que faz de melhor: se envolver em confusões, caçar monstros alienígenas e interagirem uns com os outros.

Melhores do Ano Arkade 2021: Marvel's Guardians of the Galaxy

As interações do grupo talvez sejam o que Guardians of the Galaxy tenha de melhor: mais do que uma boa história, o game tem um bom texto. As conversas que rolam a todo momentos entre os protagonistas são maravilhosas, e misturam na medida certa o carinho que eles têm um pelo outro com ótimas tiradas e muito humor.

Em se tratando de gameplay, confesso que gostaria que o jogo entregasse mais: só podemos controlar Peter Quill — cujas armas e habilidades não são particularmente interessantes — e dar ordens aos nossos companheiros na hora do combate (ou para resolver algum tipo de environmental puzzle). Seria legal poder realizar um combos com a Gamora, ou experimentar a força do Groot. Quem sabe na sequência?

Melhores do Ano Arkade 2021: Marvel's Guardians of the Galaxy

Felizmente, este não é um jogo sobre mecânicas, mas sobre a amizade e o companheirismo deste grupo de heróis tão… peculiar. As relações entre os personagens são o coração do game, e é aí que ele realmente brilha. O jogo vai da comédia ao drama com muita naturalidade, e oferece uma visão muito aprofundada da psique dos personagens, e das razões pelas quais eles continuam juntos.

Acrescente uma trilha sonora de primeira — com direito a clássicos do pop rock + um álbum inteiro da banda fictícia Star Lord — gráficos incríveis e uma escolha de elenco perfeita, e o que temos aqui é uma maravilhosa surpresa: Marvel’s Guardians of the Galaxy é, sim, um dos melhores jogos do ano!

Melhores do Ano Arkade 2021: Marvel's Guardians of the Galaxy

Relembre nossa análise de Marvel’s Guardians of the Galaxy. O jogo está disponível para PC, PS4, PS5, XOne, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais