Melhores do Ano Arkade 2021: Tails of Iron
Dois gêneros que nos últimos anos “casaram” de forma muito harmoniosa foram o Metroidvania e o Souls-like, aproveitando o melhor de cada um para entregar games muito divertidos e desafiadores. E um desses games, que foi lançado em 2021, foi Tails of Iron.
Tails of Iron apresenta o jogador a mundo medieval em que pequenos ratos vivem em um reino próspero e unido, até o dia em que o rei é brutalmente assassinado pelo exército dos sapos, que destruíram tudo por onde passaram. E o pequeno sucessor da coroa, o ratinho Redgi, então inicia sua jornada pela reconstrução de seu reino e por vingança contra os sapos.
O game traz uma história surpreendentemente adulta para um jogo com temática medieval com ratos, sapos e outros animais pequenos, trazendo muito, muito sangue e brutalidade a todo momento, enquanto Redgi enfrenta seus inimigos e reunifica seu povo.
Uma coisa bem interessante é como Tails of Iron mescla a exploração e combate com o estilo Souls-like, não sendo uma aventura muito fechada nesse gênero. Inclusive, as batalhas no game são pontuais, quando encontramos inimigos, a câmera foca no local onde eles estão até que a batalha se encerre, quase num estilo beat ‘em up, em que você só pode progredir após derrotar os inimigos em tela.
Isso adiciona bastante desafio ao game, mas não o torna monótono ou exageradamente difícil. E isso valoriza bastante os cenários, pois exploramos lugares devastados que, após serem limpos da invasão dos sapos, voltam a prosperar, com os ratos voltando para suas casas e novos recursos ficando disponíveis ao jogador.
Tails of Iron é, acima de tudo, um game que surpreende muito por todo o seu conjunto: seu visual que parece até mesmo saído de um livro animado, sua história surpreendente, gameplay e principalmente por toda a sua brutalidade. Ganhando um lugar entre nossos Melhores do Ano de 2021.