Melhores do Ano Arkade 2022 – A Plague Tale Requiem
Em 2019, fui pego de surpresa com o excelente A Plague Tale Innocence. Desde então, joguei o game mais de uma vez, sempre curtindo seu bom enredo, e seu gameplay muito bom, ainda mais com a boa ideia dos ratos, sejam eles como inimigos, ou aliados. Desde então, a sequência, que viria cedo ou tarde, já viria com expectativas, não só minhas, mas por todos que curtiram o game.
E, neste 2022, eis que recebemos a sequência: Requiem. E é uma boa lição de como fazer uma sequência, pois o game não reinventou a roda, porém trouxe novidades interessantes. O mais bacana é que tais mudanças foram incorporadas na narrativa, já que a história é o coração do jogo. Amicia, por exemplo, conta com mais raiva de quem tenta prejudicá-la, ou, principalmente, seu irmãozinho Hugo, o que justifica que agora ela use armas e se defenda de forma mais brutal.
Hugo, por sua vez, controla melhor o seu “dom”, o que permite novidades no controle dos ratos, como um interessante “radar”, ou o uso dos mesmos para atacar os inimigos. E ainda há muitas outras coisas interessantes, como um uso mais inteligente dos recursos do cenário, e evolução de boas ideias, como as capacidades de construção e evolução de Amicia.
A história também brilha por aqui, sendo uma digna evolução da história medieval, com uma riqueza de detalhes raramente vista nos games. É possível ver um capricho nos detalhes de construção de cenários, personagens, roupas e tudo o que a Idade Média possuía. Você realmente se sente no século XIV, em meio as suas vilas, acampamentos, áreas de comércio e trajes. Vale lembrar que é um dos primeiros jogos exclusivos da nova geração, o que significa que o seu visual é também excelente.
A Plague Tale Requiem brilhou em 2022 por seguir a excelência do primeiro game, e apresentar novidades sem inventar moda e estragar o jogo. O que o game tinha de interessante seguiu com boas evoluções, tanto na narrativa quanto no gameplay, que garantiu a ele uma digna indicação a jogo do ano no TGA de 2022. Não que a premiação em si dê ou não o devido valor ao game, mas o reconhecimento do evento só serviu para coroar um game que chegou totalmente “do nada” e trouxe muita qualidade para o nosso universo.