Melhores do Ano Arkade 2022: Hubris
Chegando nos “45 do segundo tempo”, Hubris tem potencial e encabeça a lista dos meus melhores games de 2022, ainda mais quando estamos falando de games em realidade virtual! Hubris é um game de ficção científica em realidade virtual com visuais fantásticos, mecânicas de jogo muito imersivas e divertidas e um conjunto da obra mais que favorável. Seu primor técnico, inclusive, pode ser comparado ao gigante Half-life Alyx sem exageros.
Comparar o Hubris ao popular game da Valve é muito válido uma vez que o game foge dos padrões visuais estabelecidos nos últimos anos para jogos em realidade virtual, trazendo um visual que pode surpreender muitos. Além de um “rostinho bonito”, o game ainda possui um gameplay repleto de mecânicas muito imersivas e uma história de ficção científica séria e interessante.
No enredo, Hubris nos coloca na pele de um recruta da chamada OOO (Order Of Objectivity), uma organização paramilitar responsável por pesquisas de desenvolvimento tecnológico e responsável pela segurança. Enquanto estávamos a caminho do centro de treinamento com nossa piloto Lucia, recebemos a missão de auxiliar uma agente especial da organização em um planeta surreal.
Porém, ao chegar à ´órbita do planeta, nossa nave sofre um acidente um tanto quanto misterioso e sofremos uma queda. Aí é que o jogo finalmente começa, com o jogador precisando explorar um ambiente alienígena hostil enquanto tenta entender o que está acontecendo ali. Além disso, precisamos encontrar a agente especial desaparecida e ajudá-la em sua missão.
Parte do motivo de Hubris entrar nas minhas indicações de melhores de 2022 é o fato do jogo possuir inúmeras mecânicas bem imersivas de interação que juntam o melhor do que foi feito em games de realidade virtual nos últimos anos. Entre as várias mecânicas de movimentação e interação, podemos escalar, nadar, andar agachado, atirar, coletar objetos, abrir caixas e muito mais. Tudo isso com movimentos realistas de nosso próprio corpo.
Claro que o jogo não é perfeito, sua duração e pouca profundidade da história podem desagradar alguns, além dos famigerados problemas de otimização. Que embora estejam melhores a cada nova atualização, ainda permanecem quedas de quadros aqui e ali. Mas isso por si só não consegue tirar o brilho de Hubris e nem desfocar o jogador de suas qualidades.
Mesmo que tenha chegado no início de dezembro de 2022, já no finalzinho do ano, Hubris merece estar na lista dos melhores jogos do ano justamente por representar uma evolução grata em meio a tantos lançamentos não tão bons que tivemos esse ano na realidade virtual. Como eu mesmo citei em sua análise completa, o jogo pode ir para o panteão dos melhores games em realidade virtual até hoje.