Melhores do Ano Arkade 2022 – Need for Speed Unbound
Eu sei que as pessoas tem uma certa relação de amor e ódio com Need for Speed, ainda mais depois da “geração PS2”, onde Underground e outros games foram aclamados, e depois a franquia foi tomando direções mais, digamos, genéricas. Entretanto, Unbound chegou bem no final do ano, e trouxe com ele de volta a diversão e, até que enfim, visual de nova geração.
A Criterion trouxe um game com a competência de sempre. Mesmo usando alguns recursos de Heat, o antecessor na franquia, o game tem ideias positivas como o seu visual, que mistura carros ultra-realistas com personagens em formato cartunizado, além de efeitos visuais nos carros, com uma espécie de “aura” em forma de asas ou outras formas surgindo ao saltar ou ativando o nitro.
Já o controle, apesar de arcade, traz um gameplay bem complicadinho. O game não deixa você “sair ganhando” logo de cara, te obrigando a aprender um pouco mais sobre o jogo, e a dominar melhor seus carros. Sem falar da polícia, que é uma das mais complicadas de se lidar dos últimos tempos. É um jogo “arcade”, com aquele gameplay veloz de sempre, mas que tem uma curva de aprendizado um pouco mais alta do que o normal. Não é grande coisa, mas é sim bem diferente.
Achei legal também as parcerias com marcas como Vans, Versace e Puma, entre outras. Não me cobrando dinheiro “real” do jogo, tá tudo bem. Mas deixar seu personagem com o seu estilo, usando o dinheiro do game, é uma coisa bem legal de se fazer. Não influencia em nada o jogo em si, mas ainda assim combina com a estética que o game quer oferecer.
Não, Unbound não é e nem quer ser um Underground 3. E, pra ser bem sincero, imagino que é hora de entender que a lendária série da EA nos anos 2000 deve ficar mesmo nos anos 2000. Felizmente, ainda é possível jogar os clássicos, seja nos consoles ou mesmo no PC. Mas, mesmo sem ter o mesmo peso midiático dos games do passado, Unbound sinaliza de forma positiva para o futuro de Need for Speed, com boas ideias que enfim, a nova geração pode compartilhar.