Melhores do Ano Arkade 2022: Scorn

30 de dezembro de 2022
Melhores do Ano Arkade 2022: Scorn

Scorn passou muitos anos em desenvolvimento, desde seu anúncio lá em 2016. Passando por diversas mudanças e melhorias em seu visual e conceito, até enfim ser lançado em 2022, tendo uma recepção no mínimo morna.

Infelizmente, o game não chegou a atingir todo o seu potencial, com claros sinais de que cortes foram feitos ao longo do caminho. Isso é bem evidente pela duração do game, que é relativamente curto, além das censuras, que limitaram o nível de violência, gore e “body horror” que o game poderia ter atingido (isso porque o jogo já é muito violento, e mesmo assim não mostrou tudo o que poderia!). Mesmo assim, Scorn ofereceu uma experiência muito diferente e emblemática este ano.

Melhores do Ano Arkade 2022: Scorn

Scorn não possui uma única linha de texto ou diálogo, com tudo o que vemos através dos olhos do protagonista sendo inteiramente aberto a interpretações, porém seguindo uma linha de eventos bem clara, ainda que difícil de compreender. Nós acompanhamos o protagonista explorando um mundo futurista completamente devastado, cujas únicas formas de vida ainda presente são estranhas criaturas mutantes, feitas de pedaços de carne e ossos disformes.

Atravessamos esse mundo sem que nós, jogadores, tenhamos qualquer ideia do que realmente estamos fazendo e para onde estamos indo, mas o protagonista silencioso sabe o que está fazendo, sendo guiado até uma cidadela que parece ter enorme significado.

Porém, não atravessamos esse mundo “sozinho”, pois um grotesco parasita gigante fixa-se no corpo do protagonista da forma mais violenta possível, e lentamente começa a causar mutações em seu corpo. E assim, seguimos a aventura visitando muitos cenários incríveis, que vagamente contam suas histórias através de elementos visuais.

Melhores do Ano Arkade 2022: Scorn

Apesar de ser um FPS, Scorn é focado principalmente na resolução de puzzles, sendo muito bem sucedido nesse ponto. Em seu combate, no entanto, as coisas não são lá as melhores, com munição extremamente escassa, mas principalmente com a movimentação do protagonista sendo bem lenta e sem opções de defesa.

Apesar de ter alguns pontos negativos, o que coloca Scorn na lista de Melhores do Ano é o conjunto da obra. Não houve nenhum outro game parecido com ele este ano, de forma que não há nem como compará-lo com outros lançamentos recentes. E, principalmente, a experiência grotesca e repulsiva do game é, pelo menos em minha opinião, seu ponto mais forte, o que o coloca entre os Melhores do Ano de 2022.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais