Melhores do Ano Arkade 2022: Zenith: The Last City

28 de dezembro de 2022
Melhores do Ano Arkade 2022: Zenith: The Last City

É verdade que 2022 não foi um ano tão incrível assim para a realidade virtual. Tivemos bons títulos no início e no fim do ano, mas na maior parte do tempo foram muitos jogos reciclados e genéricos. Felizmente um lançamento lá do início do ano vai contra a maré e merece seu lugar na lista de melhores jogos de 2022, o MMORPG Zenith – The Last City.

Desde quando os primeiros games em realidade virtual começaram a se popularizar, muito se pediu por uma experiência de MMORPG para este nicho da indústria. Zenith – The Last City surgiu justamente dessa demanda, através inicialmente de um projeto independente que angariou fundos pelo Kickstarter e depois de anos de desenvolvimento chegou aos consumidores em janeiro desse ano.

Melhores do Ano Arkade 2022: Zenith: The Last City

O game desenvolvido pela empresa independente Ramen VR é claramente um jogo de escopo pequeno, mas que já traz muito da experiência dos MMOs para o mundo da realidade virtual, o que deixa tudo ainda mais divertido. Seja pelas suas mecânicas de combate e movimentação, pela praticidade e imersão que o jogo possui ou pelo visual inspirado em RPGs japoneses, tudo agrada muito na experiência final de Zenith – The Last City.

Em Zenith a ideia é convidar o jogador a conhecer um novo mundo mágico de RPG online, mas com uma aura de encantamento muito mais próxima do que tínhamos na época que desbravávamos nossos primeiros mundos online lá no final dos anos 90 e início dos 2000. E ele consegue fazer isso muito bem, principalmente pelo fato de estarmos em realidade virtual.

Melhores do Ano Arkade 2022: Zenith: The Last City

Zenith – The Last City conseguiu evoluir bastante em seu conteúdo e jogatina durante todo o ano de 2022. Foram muitas as atualizações, entre as maiores que incluíram dungeons, raids e toneladas de missões secundárias no jogo; e as pequenas que objetivaram apenas melhorar a qualidade de vida dos usuários ou então otimizar o visual que hoje em dia está muito bom.

E para além do conteúdo mais “casual” e social que ele possui, jogadores amantes de conteúdo “pós-game” podem se deliciar com os conteúdos periódicos que a RamenVR está soltando para o jogo. Além da inserção do Trono Celestial, todo um conteúdo end game muito bom para os amantes de crafting e grind, Zenith – The Last City ainda recebeu uma atualização recente que premite aos jogadores capturarem e colecionarem pets espalhados pelo mapa no melhor estilo “monstrinhos de bolso”.

Assim, por conseguir traduzir um MMORPG para a realidade virtual com muita qualidade, conseguir manter uma comunidade ativa e trazer conteúdos novos periodicamente para não deixar a experiência do game minguar, Zenith – The Last City merece um espacinho entre os melhores games em realidade virtual e, obviamente, um espacinho aqui entre os melhores de 2022.

Gilson Peres

Gilson Peres é Psicólogo, Mestre em Comunicação e aqui no Arkade fala principalmente sobre Realidade Virtual, jogos de PC e novas tecnologias desde 2019.

Mais Matérias de Gilson

Comente nas redes sociais