Melhores do Ano Arkade 2023: Ark – Survival Ascended

27 de dezembro de 2023
Melhores do Ano Arkade 2023: Ark - Survival Ascended

A lista dos Melhores Jogos de 2023 do Arkade possui inquestionavelmente alguns títulos memoráveis que eram há muito aguardados por muitos. Entretanto, é sempre bom ter gratas surpresas ao analisar e jogar algumas obras que ninguém dava nada. Uma delas é representada pela minha experiência ao jogar Ark: Survival Ascended, o remake de Ark: Survival Evolved que chegou em novembro de 2023.

Desenvolvido pela Studio Wildcard, ele um jogo de sobrevivência e sandbox com dinossauros, lançado originalmente no já distante ano de 2017, mas que estava em acesso antecipado desde 2015 pela Steam. O remake do qual eu falo nesse texto traz além de uma atualização gráfica incrível, muitas melhorias de qualidade de vida e de jogabilidade ao título, além de otimizações que há muito eram aguardadas pela comunidade.

Melhores do Ano Arkade 2023: Ark - Survival Ascended

Lembrando, é claro, que fiz uma matéria completa sobre Ark: Survival Ascended que você pode conferir aqui. Mas para esse texto, vale ressaltar as diversas melhorias que o jogo teve ao ser completamente refeito na Unreal Engine 5. Claro que visualmente ele está belíssimo, com efeitos de luz e sombras avançados, texturas em altíssima resolução e um trabalho de cores muito mais agradável aos olhos. Mas não é só no departamento audiovisual que Ark: Survival Ascended brilha.

Na verdade, todo esse processo de atualização do título trouxe também melhorias na proporção do nosso personagem em relação a construções e também às criaturas do jogo, o que fez a experiência se tornar um pouco mais imersiva. Complementando isso, várias modificações em menus e opções de sistema tornaram o jogo mais agradável para novos jogadores, além de otimizar bastante a experiência daqueles que já o conheciam, tudo de uma forma muito familiar e orgânica.

Melhores do Ano Arkade 2023: Ark - Survival Ascended

Por fim, Ark: Survival Ascended é um excelente título para novos jogadores que se interessam por descobrir as terras selvagens da franquia Ark, mas nunca se sentiram à vontade com o primeiro jogo. Além disso, jogadores mais antigos podem retornar com um senso de familiaridade agradável, mas sem a sensação de mesmice que muitos remakes acabam trazendo.

Por todas as melhorias implementadas, além de conteúdos inéditos de boa qualidade, aumento da qualidade gráfica e jogabilidade aprimorada, a necessidade de ser um remake — e não uma mera atualização do jogo original — se justifica.

Por essas e outras, ele pode não ser o melhor jogo lançado em 2023, mas sem dúvida tem qualidades de sobra para estarentre os Melhores do Ano. E os números não me deixam mentir: pouco mais de dois meses após seu lançamento, o game já soma muito mais jogadores online do que o seu antecessor (ao menos na Steam).

Gilson Peres

Gilson Peres é Psicólogo, Mestre em Comunicação e aqui no Arkade fala principalmente sobre Realidade Virtual, jogos de PC e novas tecnologias desde 2019.

Mais Matérias de Gilson

Comente nas redes sociais