Melhores do Ano Arkade 2023: Cyberpunk 2077: Phantom Liberty
Não só de grandes jogos lançados 2023 ficou recheado, como também de algumas excelentes peças de DLC. Entre elas, uma das mais surpreendentes e que garantiram até uma redenção foi Cyberpunk 2077: Phantom Liberty. Após anos de atualizações e correções, Cyberpunk 2077 recebeu sua atualização mais memorável em conjunto com a expansão de conteúdo que trouxe como um dos pontos mais chamativos a participação do ator Idris Elba em sua trama.
Mas na realidade não foi só por conta de participações especiais memoráveis que Cyberpunk 2077: Phantom Liberty representou a redenção do título da CD Projekt Red. Essa expansão trouxe várias melhorias, mecânicas que eram prometidas desde o início do jogo além de aprimoramentos que ninguém imaginava que estariam presentes na jogatina.
A história de Cyberpunk 2077: Phantom Liberty começa quando V, enquanto está na sua jornada para se livrar do Relic e consequentemente da alma de Johnny Silverhand (Keanu Reeves) que está em sua cabeça, recebe uma mensagem misteriosa de uma trilha-rede chamada Songbird. A hacker consegue contactar V justamente pela presença do Relic em sua cabeça, e pede ajuda por estar em um avião sob ataque.
O avião em questão nada mais é que o avião presidencial e a trilha-rede que nos procura trabalha diretamente para a presidente. O problema é que o avião que Songbird está tentando impedir de cair está justamente com a presidente e ele acaba caindo em um dos locais mais perigosos de Night City: um território chamado Dogtown. O local, inclusive, é a nova região liberada para se explorar no DLC Phantom Liberty.
Assim, V precisa entrar em Dogtown, salvar a presidente e entender o que aconteceu com Songbird. Mas claro que, para isso, ele vai precisar da ajuda de um ex-oficial do governo, chamado Solomon Reed (Idris Elba) que possui uma relação conflitante com a presidente e tem muito a esconder. A trama de Phantom Liberty é repleta de referências a obras clássicas de espionagem e, óbvio, repleto de plot twists bem inteligentes.
Para além da história, Cyberpunk 2077: Phantom Liberty representa o patamar ideal que o jogo deveria ter alcançado lá em seu lançamento. Felizmente, todo o trabalho da CD Projekt Red em consertar o jogo e não simplesmente abandoná-lo valeu a pena: o DLC se tornou um dos maiores lançamentos do ano, rendendo inclusive um prêmio para o jogo no The Game Awards 2023.
Por essas e outras, ainda que não seja realmente um jogo novo, a expansão Phantom Liberty merece seu lugar entre os melhores lançamentos de 2023 aqui no Arkade.