Melhores do Ano Arkade 2023: System Shock Remake
Em minha lista de Melhores do Ano de 2023, três Remakes estão presentes: Dead Space, Resident Evil 4 e System Shock. Por um lado, sempre surgem debates se remakes merecem ou não figurar em listas de melhores do ano ou não. Porém, esses três exemplos citados merecem a notoriedade que receberam, com toda a certeza!
System Shock é um game que sempre me intimidou. Era um daqueles games que por toda vida eu ouvi falar, mas que não parecia ser algo que eu gostaria, principalmente por seu estilo de FPS com mapas imensos e 0 indicações sobre o que fazer ou para onde ir, um estilo que eu não me dava bem em minha infância e adolescência.
Mas quando veio a oportunidade de jogar System Shock Remake eu aceitei principalmente para me desafiar e encarar um estilo que me afastava. E que arrependimento eu senti em não dar uma chance ao original, pois System Shock Remake é simplesmente uma obra prima!
Este remake recria o original a exatidão, mantendo os mesmos cenários e inimigos, sendo um remake bastante purista, o que é excelente. O game oferece diversas opções de customização de dificuldade para que cada jogador possa ter uma experiência customizada, podendo, por exemplo, ativar ícones de ajuda para saber onde ir, diminuir a dificuldade de inimigos, deixar os puzzles mais fáceis e etc. Ou, deixar tudo com um nível de dificuldade extremos, podendo até mesmo ativar um modo permadeath!
Mas, sem dúvida alguma, a melhor característica de System Shock Remake é trazer um clássico absoluto para as plataformas atuais. System Shock sempre foi um game a frente de seu tempo, dessa forma, ele obviamente merecia um novo tratamento para poder ser apreciado ou reapreciado pelos jogadores, tanto aqueles, como eu, que nunca tiveram contato com o game, quanto aqueles que jogaram o original no passado.
System Shock Remake entra em nossa lista de melhores do ano com força total, e quem sou eu para não incluir o game aqui, visto que estamos vivendo numa época de verdadeira ascensão das inteligências artificiais, e eu com toda certeza jamais desejo ter que enfrentar a S.H.O.D.A.N. em minha vida!