Melhores do Ano Arkade 2024: Dragon’s Dogma 2
Dragon’s Dogma 2 foi lançado em abril de 2024 e chamou muita atenção por conta do vasto mundo, alto nível de desafio e variedade de gameplay. Após nada menos que 12 do lançamento do título original, a sequência tardia veio com a promessa de aumentar o escopo do primeiro jogo em tudo que ele acertou, criando um mundo aberto vasto e vivo com uma infinidade de atrativos para novos e velhos jogadores.
A história de Dragon’s Dogma 2 começa com nosso protagonista vivendo como um escravo em uma escavação. Após um evento acidental, descobrimos nossa linhagem de Arisen, que supostamente é o merecedor do trono de todo o reino no qual vivemos.
Entretanto, a história se complica quando descobrimos que na realidade já existe supostamente um Arisen vivo como governante, o que deixa nosso protagonista numa situação complicada. O jeito é reunir alguns aliados para descobrir o que se passa, enquanto tentamos também recuperar nossa memória perdida.
Mesmo que a história de Dragon’s Dogma 2 cumpra o seu papel como fonte de curiosidade para o jogador se manter engajado, nem de longe ela é o principal atrativo do game da Capcom. Na verdade, o mundo criado para a continuação de Dragon’s Dogma: Dark Arisen é o que mais chama a atenção no game.
Temos decisões muito acertadas nesse aspecto, como uma IA realmente inteligente para as criaturas (na maior parte do tempo), um mapa com geografia própria e caminhos sinuosos repletos de escolhas, dificuldade desafiadora que instiga a progressão e, principalmente, eventos aleatórios que podem mudar o curso da aventura.
Tudo isso combinado, com uma infinidade de missões, conteúdos secretos, locais escondidos a serem explorados e NPCs que podem se tornar inimigos ou aliados no decorrer do caminho, fazem do mundo de Dragon’s Dogma 2 um dos mais únicos e imersivos dos últimos anos.
Infelizmente, o game deslizou bastante em seu lançamento lá em abril, principalmente no que tange seu desempenho, contendo vários problemas de otimização que prejudicaram a experiência de muitos jogadores.
Confesso que fiquei em dúvida se mantinha o Dragon’s Dogma 2 como um dos Melhores do Ano aqui na Arkade. De fato, esta dúvida fora plantada na análise que fiz sobre o game, lá em abril. Porém, felizmente, conforme atualizações eram lançadas, a experiência ia se tornando cada vez mais palatável no sentido de otimização.
Por isso, apesar dos pesares, Dragon’s Dogma 2 pode sim ser considerado um dos lançamentos mais marcantes de 2024. É fácil vislumbrar um futuro em que ele alcança a mesma posição que seu antecessor, se tornando um clássico cult para amantes de RPGs que buscam experiências que fogem um pouco do tradicional.
Compre Dragon’s Dogma 2 na Nuuvem: