Melhores do Ano Arkade 2024: Palworld
Parece que faz muito tempo desde que Palworld foi lançado. Todos aqueles memes brasileiros de duplo sentido sobre os famigerados Pals, toda a polêmica que sucedeu o game em relação à Nintendo e sua franquia dos monstrinho de bolso. Porém foi na segunda metade de janeiro de 2024 que Palworld deu as caras pela primeira vez, batendo recordes, chamando a atenção do ocidente como um todo e fazendo por merecer seu lugar em nossa lista de Melhores do Ano!
Mas claro que não é só de fama, polêmica e público que Palworld faz seu nome. O título mais emblemático da Pocket Pair trouxe uma combinação de gêneros até então nunca vista em um jogo completo, apenas em mods. Afinal, aqui temos a fusão perfeita entre jogos de captura e treino de monstrinhos com os famosos games de sobrevivência sandbox.
Palworld não é um game que foca tanto em uma história bem trabalhada. Ele possui apenas um contexto para tudo que está se desenrolando no Arquipélago Palpagos, mas este é deixado bem de lado durante a maior parte da jogatina. Nesse grupo de ilhas, você acaba encontrando outros sobreviventes que lhe avisam das perigosas criaturas com as quais vocês aprendem a conviver.
Na quase totalidade do tempo de jogo, Palword te deixa livre para fazer o que bem entender, como um bom jogo de sobrevivência sandbox deve ser. Você então passa dezenas de horas enfrentando e capturando Pals, construindo sua base, melhorando suas tecnologias e evoluindo em todos os âmbitos possíveis, para enfim superar os desafios do “end game” do jogo.
Os Pals em si são a alma do game, tendo várias capacidades ao mesmo tempo, como trabalho manual, transporte de recurso, produção de matérias-primas como leite, ovos, lã e outros. Assim como também temos Pals que são mais indicados para auxiliar em sua base, outros são especializados em combate. Toda essa complexa rede de interações e variações é viciante e muito cativante, lembrando muito mais jogos da franquia Digimon do que realmente Pokémon.
Agora, quase um ano após seu lançamento inicial, Palworld já teve algumas grandes atualizações, liberando novas regiões, novos Pals, novas manufaturas, novos equipamentos e armas e mais desafios para a galera de mais alto nível. Ficou muito claro no decorrer desse ano que o pessoal da Pocket Pair adotou o Palworld como o seu principal game, até por conta do estrondoso sucesso que o jogo fez no primeiro semestre. Agora em dezembro, mais uma expansão de conteúdo gratuita foi lançada, mostrando que o game também aposta em longevidade.
Embora Palworld tenha sofrido bastante com as polêmicas e tendo ganhado a boca do povo de um jeito um tanto quanto raso por conta dos memes, na prática temos um dos melhores jogos de sobrevivência e sandbox dos últimos anos em mãos. Um jogo que inovou ao seu modo e que deixou claro para o mundo que é muito mais do que um mero meme.