Melhores Jogos do Ano Arkade 2016: Overcooked
Em tempos onde Master Chef e outros reality shows culinários chamam a atenção de milhões de pessoas, um joguinho indie culinário se destacou: Overcooked é simples, caótico e muito, muito divertido!
Este simpático joguinho da Ghost Town Games coloca os jogadores no papel de cozinheiros, que precisam fazer uma turnê culinária e lapidar seus talentos na cozinha para saciar a fome do imenso Monstro de Espaguete Voador que quer destruir a Terra (pois é).
O jogo começa simples, colocando o jogador para fazer sopas de cebola ou tomate. Tarefas fáceis de desempenhar tanto jogando sozinho quanto em grupo. Porém, não demora para o game começar a demandar receitas mais elaboradas, tais como sanduíches, saladas e outros pratos, e o simples layout das cozinhas acrescenta um tempero de caos extra à mistura.
De cozinhas limpas e sossegadas você vai passar à caminhões em movimento, navios piratas, estações espaciais, rios de lava e muito mais: cada fase possui alguma “pegadinha” do cenário para dificultar a sua vida. Além de administrar a cozinha toda (preparar tudo, cozinhar, lavar pratos, etc.), você ainda vai ter que se preocupar com a passagem implacável do tempo e com terremotos, ratos e muito mais.
Overcooked está longe de ser uma superprodução da indústria gamer, mas entrega algo que é primordial em um game: diversão. O multiplayer cooperativo local dele é insanamente divertido, e ainda traz um diferencial muito bacana: 4 pessoas podem jogar ao mesmo tempo utilizando apenas 2 controles, uma sacada genial que torna o game mais acessível (e caótico).
Se a carta +4 no Uno causa discussões acaloradas e discórdia entre melhores amigos, ouso dizer que Overcooked é a carta +4 do mundo dos games. É impossível não dar uns gritos enquanto tentamos “colocar ordem na casa”, o que transporta o caos da tela para o mundo real. Mas para acompanhar os gritos e xingamentos, temos muitas risadas e a sensação de orgulho e dever cumprido ao conseguir 3 estrelas em uma fase particularmente difícil.
Overcooked é um joguinho simples, cativante e muito viciante. Recomendado para gamers de todas as idades, ele pode render boas jogatinas mesmo em família, pois é capaz de passar valiosas lições sobre companheirismo e trabalho em equipe.
Leia nossa análise completa neste link, depois reúna seus amigos e bora pra cozinha!