Metroid Dread deveria ter sido lançado há 15 anos atrás, para Nintendo DS
Na Nintendo Direct de ontem, a Nintendo apresentou uma boa notícia para os fãs de Metroid. Sem notícias da franquia desde 2017, quando apenas um logo de Metroid Prime 4 foi apresentado, os fãs esperavam notícias deste game, ou ao menos, de algum port da trilogia Prime, que poderia ser lançada nos mesmos moldes de Super Mario 3D All Stars.
Assim, para a alegria dos fãs, se por um lado Metroid Prime 4 seguiu sem novidades, por outro a Big N tirou um projeto da gaveta, e apresentou na sua Direct: Metroid Dread, que leva a série para a boa e velha jogatina de exploração lateral, e que é uma sequência direta de Metroid Fusion, lançado para o Game Boy Advance em 2002.
Yoshio Sakamoto, o produtor de Metroid, explicou mais sobre o que esperar do game. Metroid Droid está sendo desenvolvido pelo estúdio espanhol MercurySteam, que também atuou em Metroid: Samus Returns, para o 3DS. E sim, este game será, de fato, um game que segue o projeto de 15 anos atrás, quando o game seria lançado para o Nintendo DS.
Há registros deste game, embora não lembrado pela maioria dos jogadores. Existe, por exemplo, um artigo de 2007, do Minicastle.org, no qual menciona que em 2005, a IGN havia apresentado uma lista de games os quais seriam lançados no ano seguinte pela Nintendo. Entre eles, Metroid Dread.
Na época já era citado que o game daria sequência a Fusion, e seria o ponto final da saga de Samus, sendo referido como um jogo de aventura Side scrolling, com gráficos 3D em ambiente 2D, e com a promessa de dez horas de gameplay. Porém, na ocasião, o game não teve nem imagens e nem vídeos, sendo considerado um “projeto morto” pela comunidade.
Um Easter egg, em Metroid Prime 3, avisava que “Metroid Dread estava em seus estágios finais de desenvolvimento”. Mas, ainda assim, o silêncio da Nintendo durou mais de uma década, sendo silenciado apenas com a apresentação do game, agora para Switch, que também já conta com um trailer de apresentação:
O game terá melhorias e novidades, como ações básicas aprimoradas para Samus, que contam com o Melee Counter, onde a heroína poderá acertar o ponto fraco de um inimigo, ou melhorias essenciais em tiros, saltos e movimentação. Além disso, o amiibo de Samus, escaneado, oferecerá um tanque de energia extra, podendo ofertar esta energia extra uma vez por dia. E o amiibo do robô E.M.M.I. oferecerá um tanque Missle+, para aumentar a capacidade de mísseis em 10.
O game terá uma versão especial, com o cartucho, case de metal, cinco cartas com artes do game e um livro de 190 páginas com artworks dos cinco games principais da franquia. Metroid Dread chegará no dia 8 de outubro de 2021, para o Nintendo Switch.