Microsoft anuncia o Windows 365, versão em nuvem do seu sistema operacional
A Microsoft anunciou na última quarta (14) o Windows 365, a versão de seu sistema operacional na nuvem. De forma semelhante ao xCloud, que leva games de Xbox para computadores, smartphones e tablets, o Windows na nuvem chega em 2 de agosto e permitirá o acesso a Windows 10 e Windows 11 no macOS, iOS, iPadOS, Android e Linux.
No início, foi explicado que o serviço estará disponível para empresas, de todos os portes. O serviço funcionará como uma plataforma de streaming de vídeo, não necessitando de nenhum espaço físico dos computadores para emular o sistema.
“Assim como os aplicativos foram trazidos para a nuvem com SaaS (software como serviço), agora estamos trazendo o sistema operacional para a nuvem, fornecendo às organizações maior flexibilidade e uma maneira segura de capacitar sua força de trabalho para ser mais produtiva e conectada, independentemente da localização”, explicou o CEO da Microsoft, Satya Nadella.
A Microsoft também afirma que o sistema permitirá que todos os aplicativos, programas, ferramentas e dados que rodam no Windows normalmente serão acessados nesta nova tecnologia. Assim, o acesso ao Office, navegadores, e demais softwares estão garantidos. A proposta atende, por exemplo, usuários de macOS que, embora contem com plataformas de emulação ou o Boot Camp, poderão acessar o Windows de forma mais rápida e prática, de acordo com a companhia.
Outra função prometida no Windows 365 é a possibilidade de iniciar o trabalho em um computador e continuar em outro no ponto exato em que o trabalho foi interrompido. Assim, o usuário poderá, por exemplo, iniciar seu trabalho no escritório em um dia, e prosseguir de casa, via home office, no dia seguinte.
Sobre a segurança, a Microsoft prometeu proteção no armazenamento em nuvem, e garantiu que os dados não ficam no dispositivo utilizado. Já sobre o desempenho, como o foco, pelo menos neste momento é o corporativo, as máquinas contam com configurações focadas neste perfil, não servindo, pelo menos agora, para que usuários de Mac ou Linux possam ter acesso ao Windows para rodar a Steam, com os atuais lançamentos, por exemplo. Mas para este caso, a Microsoft já tem uma solução, pois o seu xCloud já pode ser acessado em vários sistemas.
O Windows 365 terá duas versões: Business e Enterprise. Ambas contarão com o suporte do Azure Virtual Desktop, e oferecerão PCs virtuais que vão desde CPU única com 2GB de RAM e 64GB de armazenamento, até máquinas octa-core com 32GB de RAM e 512GB de armazenamento.