A Microsoft já pensou em distribuir Xbox de graça e até em comprar a Nintendo
O criador de Oddworld trouxe algumas revelações sobre a Microsoft, explicando assim os motivos que o fizeram abandonar o Playstation e arriscar em um título exclusivo para o primeiro Xbox. Distribuir consoles de graça estava entre as ideias.
Lorne Lanning, contou ao site GamesIndustry que a Microsoft o procurou antes de lançar seu primeiro console, pois tinha a intenção de fazer de seu Oddworld (o Munch’s Odyssee) um jogo de lançamento para o Xbox pronto para competir diretamente com a Nintendo.
“Naqueles tempos o pessoal do Xbox acreditava que o mercado principal seria o casual. O console então seria uma máquina para este público. Por isso nos procuraram, dizendo que ‘vocês tem algo que pode competir com o Mario, já que o Mario é o que precisa ser combatido.’ Eles queriam este público, e adoravam Oddworld por acreditar que ele tinha o potencial de encarar o encanador, recebendo a informação de que existia a intenção até de dar o Xbox de graça.
A ideia de dar Xbox de graça não foi a única atitude ousada da Microsoft a ser discutida (e não ser colocada em prática). O co-criador do console, Seamus Blackley já revelou que teve que brigar com muita gente que ao se aproximar do projeto, ofereciam ideias de todo o tipo: desde colocar o Windows no videogame, mesmo que de maneira forçada, até a sugestão de compra da Nintendo (vale lembrar que em 2002, eles acabaram comprando a Rare, o que significou em teoria, comprar “parte” da Nintendo, mas esta é outra história).
“Nos primeiros dias de Xbox, principalmente antes do sistema estar mais completo e próximo ao que foi lançado, todos os que viam o projeto diziam que ele devia ser gratuito e de alguma forma, contar com o Windows como seu sistema operacional”, disse Blackley.
“Me diga uma ideia, me diga uma má ideia e tenha a certeza de que teremos que lidar com a pior”, explicou o co-criador de Xbox sobre a sugestão de compra da Nintendo.
Obviamente todas estas ideias foram descartadas e o primeiro Xbox, embora não tenha conquistado o topo da preferência, estabeleceu pilares importantes para projetos futuros, como a adoção maior de FPS’s para consoles com o sucesso de Halo e a Xbox Live que revolucionou a maneira de se jogar videogame. E outras ideias impraticáveis na época até que foram implementadas de maneira mais “natural”, como o Windows no console, já que ele equipa o Xbox One em sua versão 8.
Será que agora só falta comprar a Nintendo e oferecer Xbox One na faixa?
Via (Eurogamer)