Microsoft lança oficialmente seu controle adaptável no Brasil
Na manhã desta terça-feira, em um evento online para imprensa e convidados, a Microsoft anunciou a chegada oficial de seu controle adaptável ao Brasil.
Anunciado em maio de 2018, o controle adaptável é uma espécie de hub, que permite que o jogador que sofre de algum tipo de limitação física consiga customizar completamente a sua experiência de jogo.
O controle, que já recebeu diversos prêmios, faz parte de uma política de inclusão e acessibilidade da Microsoft, que quer tornar os videogames mais acessíveis, inclusive para o público brasileiro. “Quando todos jogam, todos vencem” é o slogan do produto por aqui.
Na prática, ele é um grande hub, que permite que cada jogador plugue botões, pedais, alavancas, manches, enfim, acessórios diversos, que farão o papel dos botões tradicionais do controle.
Dando um exemplo bem grosseiro: se o jogador não tem um braço, por exemplo, ele pode plugar pedais, para que alguns comandos sejam controlados com os pés. O mesmo vale para quem tem deformidades nas mãos ou limitações de movimentação — é possível criar set ups personalizados, de acordo com a condição de cada jogador.
As entradas utilizadas são P2 de 3,5mm (plugue padrão de fone de ouvido), o que abre diversas possibilidades, uma vez que é uma opção de conectividade bem comum. Empresas como a Logitech, por exemplo, já produzem periféricos compatíveis com o controle adaptativo da Microsoft.
Durante a fase de “perguntas e respostas” do evento — que foi todo acessibilizado, com legendas simultâneas e intérprete de libras — comentei que tenho uma bateria eletrônica em casa, e perguntei se os pads dela seriam compatíveis com o controle adaptativo, e a resposta foi sim! Segundo o Christian Bernauer, da AbleGamers Brasil, a ideia é que o controle seja o mais acessível possível: “se você plugar uma campainha com saída P2, ela vai funcionar”.
O controle adaptável da Microsoft chegou hoje ao Brasil, pelo preço sugerido (nem tão acessível) de R$ 999. Ele já está disponível nas principais redes de varejo do país (Amazon, Shoptime, Americanas, Submarino, Kabum, entre outras).
A Arkade agradece o convite para participar do evento de lançamento e parabeniza a Microsoft por este importante passo na inclusão e acessibilidade dos videogames para o público brasileiro.
(Via: Microsoft Brasil)