Missão Econômica Belga no Brasil quer conhecer o cenário de games brasileiro, para observar oportunidades e parcerias
A Princesa Astrid da Bélgica, representando o Rei dos belgas, Filipe, está no Brasil, em uma Missão Econômica que acontece de 22 de novembro ao dia primeiro de dezembro. A delegação estará em São Paulo e no Rio de Janeiro, observando e procurando oportunidades de negócios entre Brasil e Bélgica nos mais variados setores.
A Missão Econômica Belga no Brasil é uma organização conjunta da Agência Belga de Comércio Exterior, do Serviço Público Federal de Relações Exteriores da Bélgica e das instituições regionais
responsáveis pelo comércio exterior na Bélgica: Flanders Investment & Trade (FIT), hub.brussels e a Wallonia Export-Investment Agency (AWEX).
Além da Princesa Astrid, Hadja Lahbib, Ministra das Relações Exteriores, Assuntos Europeus e Comércio Exterior e das Instituições Culturais Federais, estará representando o governo belga nesta missão.
As três regiões da Bélgica (Flandres, ao norte, Valônia, ao sul, e a Capital Bruxelas) serão representadas por Rudi Vervoort, Ministro-Presidente da Região de Bruxelas-Capital, Matthias Diependaele, Ministro-Presidente do Governo de Flandres, Ministro das Finanças, Orçamento, Patrimônio Imobiliário e Habitação e Pierre-Yves Jeholet, Vice-Presidente do Governo da Valônia, Ministro da Economia, Indústria, Emprego, Treinamento e Comércio Exterior.
Uma delegação oficial e industrial de 405 pessoas participará da missão, incluindo empresas
belgas de destaque. A missão se concentrará nos seguintes setores econômicos:
- Aeronáutica e espaço
- Ciências da vida
- Tecnologia limpa e energias renováveis
- Porto e infraestruturas
- Tecnologias digitais e fintech
- Agroindústria
- Jogos
Em coletiva realizada ontem, com a presença do embaixador belga no Brasil, Peter Claes, foi explicado um pouco desta missão, e o interesse da Bélgica nos games. Culturalmente conectada com os quadrinhos, afinal foi lá que nasceram os Smurfs, o Tintim e o Lucky Luke, os belgas sempre gostaram de boas histórias e entendem que o entretenimento, em suas mais variadas formas, é para todas as idades.
Assim, esta missão tem como objetivo procurar oportunidades de networking para fortalecer colaborações. Os belgas estão interessados nos games não apenas como produto de entretenimento, mas também como forma de uso prático em estudos, universidades e aperfeiçoamento de carreiras, que podem usar na gamificação uma forma de otimizar os estudos nos mais variados campos.
Com isso, a missão também busca oportunidades para cooperações acadêmicas, buscando elos entre universidades brasileiras e belgas. E, para celebrar a sua cultura, haverá a abertura da exposição de Harry Fayt “Ilusões Subaquáticas” no Museu da Imagem e Som em São Paulo e a Mostra de entretenimento belga no Corcovado, no Rio de Janeiro.
40% dos belgas jogam videogame
A Europa sempre contou com uma forte cultura games, desde quando empresas variadas distribuíam as gigantes, passando pela febre dos computadores pessoais, até a chegada oficial de nomes como SEGA e Nintendo, e depois de Xbox e PlayStation. Isso resultou em uma população muito engajada com os games, incluindo a Bélgica. De acordo com a Federação Belga de Video Games, a VGFB, 40% dos belgas jogam videogame, atualmente. Isso significa que aproximadamente 4,5 milhões dos 11,82 milhões de belgas jogam videogame, pelo menos ocasionalmente.
O estudo do VGFB também descobriu que um em cada três belgas “gamers” possuem pelo menos 35 anos de idade. A indústria local tem um giro de cerca de 73 milhões de euros, 163 empresas envolvidas com games, que tem procurado gente envolvida com códigos, arte, design, produção e animação para trabalhar em seus projetos.
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