Miyamoto diz que vai se aposentar. Nintendo diz que não. E agora?

8 de dezembro de 2011

Miyamoto diz que vai se aposentar. Nintendo diz que não. E agora?

Shigeru Miyamoto, uma das maiores lendas do mundo dos games – criador de alguns joguinhos que quase ninguém conhece, como Mario e Zelda – disse que vai se aposentar. O problema é que, dada sua importância, a Nintendo não quer que ele se aposente. Como será que fica essa história?

O que rolou foi o seguinte: em uma entrevista à próxima edição da revista Wired, Miyamoto afirmou que quer deixar seu atual cargo na empresa – que é de diretor sênior no departamento de criação de games – para se dedicar à projetos menores, sem ter que ficar no meio dos grandes projetos da empresa.

Em nossos escritórios, eu sempre vinha declarando que ‘eu vou me aposentar, eu vou me aposentar’. Não estou dizendo que vou me aposentar do desenvolvimento de games. O que eu digo é que vou me aposentar da minha atual posição“.

Na sequência, Miyamoto entregou quais são seus planos para o futuro: “O que eu realmente quero fazer é estar na frente do desenvolvimento de games, provavelmente trabalhando em um projeto menor com desenvolvedores jovens. Ou posso estar interessado em fazer algo que eu mesmo possa fazer, sozinho. Algo realmente pequeno. Em outras palavras, eu não espero começar em trabalhar em coisas que necessitam de um tempo de cinco anos de desenvolvimento“.

Miyamoto diz que vai se aposentar. Nintendo diz que não. E agora?

Logicamente, quem não ficou nem um pouco satisfeita com as declarações de Miyamoto foi a Nintendo – que viu suas ações caírem 2% de ontem para hoje.

Logo cedo, a empresa soltou um comunicado afirmando que “aparentemente houve um mal-entendido. Miyamoto sempre disse que quer treinar as novas gerações. Ele não tem intenções de deixar seu cargo“.

Difícil saber o que rolou nos bastidores desta história, mas, pelas palavras do Miyamoto, parece que o “mal-entendido” que está rolando é entre ele e a Nintendo.

Vale ressaltar que Miyamoto – atualmente com 59 anos – está na empresa desde 1977. O nome dele está vinculado à algumas das principais franquias da empresa, como Super Mario, Donkey Kong, The Legend of Zelda, Starfox e Super Smash Bros, muitas das quais ele foi produtor e/ou idealizador.

E aí, o que você acha desta história?

(Via: Wired, Joystiq)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais