Modder prova a qualidade de áudio do Mega Drive, tocando músicas de Super Castlevania IV no chip de áudio do console
Desde sempre, a disputa Super Nintendo x Mega Drive rende uma infinidade de situações, o que se inclui os aspectos sonoros de ambos os consoles, com fãs dos sistemas sempre discutindo se o som de Donley Kong Country é melhor do que o de Streets of Rage 2, entre outras discussões comuns entre eles. Mas, discussões a parte, sabemos que o Super Nintendo, neste caso, é um videogame dois anos mais velho, o que significa que lida com tecnologias mais recentes.
O chip de som fabricado pela Sony para a Nintendo consegue produzir músicas e efeitos sonoros incríveis, e que realmente foram bem utilizados em vários jogos, enquanto o Yamaha YM2612 do Mega Drive tem propriedades mais utilizadas nos anos 80, seguindo o estilo FM. Ambos são excelentes e têm suas características, mas, no senso comum, sempre foi uma espécie de “senso comum” que o Super Nintendo seria superior neste aspecto.
O conhecido modder e programador de homebrew GabrielPyron apresentou recentemente seu contra-argumento contra este senso nas redes sociais, com o trabalho de Vector Orbitex interpretando o Simon’s Theme de Super Castlevania IV, no YM2612, o chipset do Mega Drive.
“O que eu acho legal sobre a comunidade do Mega Drive hoje em dia é que estamos constantemente demonstrando o quão capaz o console é, e o YM2612 foi incrível,” diz GabrielPyron. “A única maneira de ele soar mal é nas mãos de artistas incompetentes. O tema de Simon de SuperCV4 pelo VTRCHIPMUSIC quebrou mais um mito.”
Esta faixa, juntamente com outras de Vector Orbitex, será incluída no futuro port não oficial do jogo para o Mega Drive, que receberá o óbvio nome de Mega Castlevania IV, como esta, da Boss Battle.
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