Molyneux: “Aproveite a febre indie, porque ela não vai durar”

25 de março de 2014

Molyneux: "Aproveite a febre indie, porque ela não vai durar"

Criador de games famosos como Dungeon Keeper e Fable, Peter Molyneux falou sobre o possível fim da atual boa fase dos jogos independentes.

Há alguns anos, um fenômeno legal tomou conta da indústria de games: a (re)popularização dos jogos independentes. Games feitos por pequenas equipes, com baixos orçamentos e poucos recursos técnicos conquistaram o público (e venderam muito) apostando suas fichas na criatividade.

Acontece que, para Peter Molyneux, desenvolvedor veterano que hoje lidera a 22 Cans (Godus), esta fase de ouro dos indie não vai durar muito tempo. Em entrevista ao site gringo CVG, o produtor afirmou:

“Não pense que vai ser tudo indie pelos próximos cinco anos – estas coisas se vão em ciclos, assim como é na música. Aproveite esta fase, porque inevitavelmente ela só vai durar um curto período”

Molyneux: "Aproveite a febre indie, porque ela não vai durar"

Para ele, um dos principais motivos que podem “tirar o fôlego” da produção de jogos independentes são os próprios criadores e pequenos estúdios, que pouco a pouco estão sendo absorvidos por empresas maiores:

“Dê uma volta no lobby de qualquer hotel durante o GDC e veja as etiquetas de nomes das pessoas. Esta manhã eu vi três investidores conversando com produtores independentes. Eles estavam dizendo, ‘pegue o meu dinheiro! Queremos investir na sua empresa’. O que esses produtores não entendem é que aí eles terão que participar de reuniões, e nestas reuniões alguém vai lhes dizer ‘não, você não deve fazer isso. Olhe este outro jogo que está fazendo muito dinheiro'”

Claro que ele não se refere à “extinção total dos jogos independentes”, e sim à uma possível “maré baixa”, que pode acontecer devido à aproximação entre os criadores independentes (que têm como ferramentas a criatividade e, principalmente, a liberdade) com o modelo das grandes empresas (cheias de prazos, metas e dominadas na grande maioria por caras engravatados que manjam muito de vendas e nada de jogos).

Ainda assim, muita gente pode não concordar com a sua visão. Afinal, se tem uma coisa que a atual fase dos jogos independentes nos ensinou (ou nos lembrou) é que nem só de gráficos e superproduções são feitos bons games – pelo contrário: alguns dos melhores títulos lançados nos últimos anos são muito simples em questão de recursos, vide Papers, Please, um dos nossos Melhores do Ano em 2013 e que o próprio Molyneux (imagem abaixo) considerou “brilhante” na entrevista ao CVG.

Molyneux: "Aproveite a febre indie, porque ela não vai durar"

Sempre haverá gente com boas ideias e muita vontade de criar jogos, e estas pessoas têm ferramentas cada mais poderosas e acessíveis para fazer isso. Junte a isso os grandes consoles da Sony, Nintendo e Microsoft que, pelo menos na teoria, estão mais receptivos aos jogos indie e fica difícil imaginar que estes vão perder a força tão cedo (afinal o nicho tem um público bem estabelecido e um bom espaço no mercado e na mídia).

E você, o que acha? Será que esta safra de jogos indie foi só uma “moda” passageira e vai sair dos holofotes em breve? Ou o espaço cada vez maior que eles vêm conquistando vai continuar (ou até mesmo crescer)?

(Via: CVG)

Daniel Zimmermann

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