Momento histórico: Os lendários cartuchos do E.T. enterrados pela Atari foram encontrados!
Uma das maiores lendas do mundo dos games foi confirmada: após 30 anos, os lendários cartuchos do jogo E.T. The Extraterrestrial de Atari foram desenterrados de um deserto dos Estados Unidos!
Um dos maiores mitos do mundo dos games – que já foi abordado na edição nº8 da Revista Arkade – foi confirmado, num esforço que deixaria o Indiana Jones bem orgulhoso: milhares de cartuchos do game E.T. The Extraterrestrial foram encontrados enterrados no deserto da cidade de Alamagordo, no estado do Novo México, EUA. É verdade caro leitor, a Atari realmente enterrou sua pior criação a sete palmos do chão!
Em junho do ano passado foi anunciado um documentário que iria até este deserto e procuraria os lendários cartuchos, em uma parceria da Xbox Entertainment Studios com a Fuel Industries, que exibirão o documentário na íntegra no Xbox One.
Vamos voltar um pouco no tempo: seguindo o enorme sucesso do filme do extraterrestre que só queria voltar pra casa, em 1982 a Atari obteve os direitos para criar um game baseado no filme, só que… o resultado foi um jogo horrível, que não atingiu nenhum sucesso.
O pior, é que, apostando no sucesso, a Atari havia encomendado a produção de mais de 3 milhões desses cartuchos, que jamais chegaram a ser vendidos. Sendo assim, a empresa resolveu esconder esse fracasso, e enterrou todos os cartuchos de E.T. (e até alguns de outros jogos) no deserto. E este “tesouro” enfim foi desenterrado!
Confira abaixo o vídeo gravado pelo pessoal da IGN do momento em que o primeiro cartucho foi encontrado:
Inacreditável não é? Aproveite e confira abaixo algumas fotos retiradas pelo pessoal que estava presente nesse momento histórico (clique nas imagens para ampliá-las):
Se você tem um Xbox One, em breve poderá assistir o documentário completo exclusivamente, porém ele ainda não tem data para ser laçado.
O que você achou desse mito desvendado? Sem dúvidas é um fato histórico para o mundo dos games, mas ainda existem as perguntas que não querem calar: O que acontecerá com todos esses cartuchos? Será que alguns deles ainda funcionam?
E, a pergunta mais importante de todas: será que a descoberta dos cartuchos de E.T. The Extraterrestrial foi algo bom, ou era melhor ter deixado eles debaixo da terra? Afinal, lembremos que este jogo foi parcialmente responsável pela (quase) quebra da indústria dos games nos anos 80… vai que , no melhor estilo Uncharted, alguma maldição ancestral foi desenterrada junto com os cartuchos?