MotoGP 21 – Conheça a pista de Mugello, lar do GP da Itália
Os italianos são apaixonados por velocidade. Se no mundo dos carros, eles contam com marcas icônicas como Ferrari, Lamborghini ou Lancia, no mundo das duas rodas, Ducatti e Aprilia estão entre as montadoras participantes da MotoGP. Além disso, Giacomo Agostini e Valentino Rossi, com 8 e 7 títulos respectivamente, são os maiores campeões da categoria.
O que traz a quase obrigação da Itália ter seu grande prêmio na categoria. Na verdade, são dois grandes prêmios em solo italiano, pois também há o GP de San Marino, em Misano, no pequeno país localizado dentro da Itália.
Mugello fica na Toscana, centro-norte da Itália, e é propriedade da Ferrari. Desde 1976 é lar de corridas de motos, e foi palco de corrida de Fórmula 1 em 2020, devido a mudanças ocorridas pela pandemia de coronavírus. Se para os carros a pista foi novidade, para as motos, é tradição.
A pista valoriza a velocidade, com curvas pontuais que exigem bom controle e domínio para fazê-las da melhor forma possível. Suas 14 curvas, no geral, são todas bem parecidas, com muitos pontos de velocidade e, pelo menos na minha opinião, é um dos circuitos mais divertidos para se jogar.
Tem uma reta de 1.141 metros, que deve ser bem aproveitada para garantir um bom tempo. Para isso, claro, é preciso manobrar bem sua moto na Bucine, a última curva do circuito. Mas o circuito “engana”. Há quem pense que pelas zonas de aceleração, é possível ser bem agressivo, mas suas curvas não permitem isso.
A San Donato, por exemplo, é uma bem complicada, que exige que você desça da sexta para a segunda marcha. É uma que exige bom controle da moto, e que seja feita de maneira que entre muito bem na Luco e Poggiosecco, a chicane que vem em seguida.
Como sempre, o recomendado, para quem quer se aventurar no game, é treinar, treinar e treinar. Passar um bom tempo no modo de tempo, para aprender a dominar curva a curva, e a pegar o melhor ajuste possível, baseado no seu estilo de pilotagem.