MotoGP – Bagnaia segue seu reinado, vencendo a primeira do ano, no Catar

11 de março de 2024
MotoGP - Bagnaia segue seu reinado, vencendo a primeira do ano, no Catar

A MotoGP voltou neste domingo (10) com o Grande Prêmio do Catar. E a temporada começou bem para o atual campeão Francesco Bagnaia, que venceu a primeira do ano. Brad Binder manteve a pressão para conquistar outro pódio e igualar o melhor resultado da KTM na pista em segundo lugar, no entanto, o sul-africano teve que segurar Jorge Martin até a bandeirada. O vencedor da Sprint no sábado foi forçado a se contentar com o terceiro lugar no domingo.

A luta pelo pódio também foi um espetáculo. Marc Marquez esteve no meio dela por grande parte da corrida, e o estreante Pedro Acosta definitivamente deixou sua marca em sua estreia, chegando a ocupar a quarta posição enquanto se envolvia na disputa.

Houve drama mesmo antes das luzes se apagarem, quando a mão de Raul Fernandez subiu para sinalizar um problema, e a largada foi então adiada enquanto ele era levado para o pitlane. Incapaz de ligar sua primeira moto, o espanhol saiu correndo pelo pitlane de volta ao box para sua segunda moto, conseguindo sair na volta de aquecimento a tempo de se alinhar no final do grid.

E assim as luzes acenderam, se apagaram, e Martin disparou na frente, mas ele teve uma companhia próxima, já que Binder avançou da quarta posição e Bagnaia fez o mesmo da quinta. O campeão reinante foi rápido para atacar também, primeiro Binder e depois Martin, enquanto se aproximava, cortava caminho e depois acelerava.

Marc Marquez também largou bem para se mover para a quarta posição, com o piloto que mais perdeu na largada sendo Aleix Espargaro. Acosta manteve sua posição na largada, mas na 2ª volta o estreante já estava a caminho dos líderes.

Apesar de ultrapassar Fabio Di Giannantonio na 2ª volta para assumir o sétimo lugar, Acosta estabeleceu a volta mais rápida da corrida e um novo recorde. Em seguida, foi a vez de Enea Bastianini estar na mira, e ele ultrapassou o número 23 na última curva, mantendo a posição na curva 1 na volta seguinte. Alex Marquez era o alvo para o sexto lugar, e Acosta tentou uma investida na curva 1, mas não conseguiu parar, e os dois foram lado a lado em direção à curva 2. O número 73 manteve sua posição, mas Acosta atacou pouco depois e conseguiu manter.

MotoGP - Bagnaia segue seu reinado, vencendo a primeira do ano, no Catar

Faltando 15 voltas, Bagnaia estava em seu ritmo. Os perseguidores estavam perto, mas mais próximos entre si do que do campeão reinante, com Martin, Binder, Marc Marquez e Acosta todos alinhados. Na volta seguinte, o primeiro movimento aconteceu quando Binder atacou Martin na curva 1.

Binder atacou novamente faltando 11 voltas e, mais uma vez, foi um pouco largo enquanto Martin fazia o mesmo logo atrás. Isso permitiu a Marc Marquez ganhar alguns décimos novamente, e Acosta também logo atrás. Mas Binder acelerou e começou a se distanciar do grupo enquanto Acosta decidiu colocar os cotovelos para fora mais uma vez.

Mas no final, foi Bagnaia quem chegou em primeiro, com Binder fazendo sua chegada em segundo. Martin conseguiu se afastar do número 93 em direção a Binder, mas não o suficiente para atacar na última curva. O vencedor da Sprint foi forçado a se contentar com o terceiro lugar.

Marc Marquez fica em quarto em sua estreia na Ducati, com uma recuperação de Bastianini o colocando em quinto depois de resistir a Alex Marquez em sua própria disputa particular. Acosta esteve no meio disso antes de perder um pouco de ímpeto e cair nas garras de Diggia e Espargaro, com o estreante sendo obrigado a se contentar com o nono lugar atrás da dupla, mas com um novo recorde de volta mais rápida da corrida para mostrar também.

Maverick Viñales fica em 10º lugar à frente de Fabio Quartararo , com Johann Zarco conseguindo superar Joan Mir na batalha pelo 12º lugar. O difícil primeiro fim de semana da temporada de Marco Bezzecchi terminou com um 14º lugar, com Miguel Oliveira conquistando o último ponto após também cumprir uma Long Lap devido a um incidente no GP do Catar de 2023, o último fim de semana de corrida em que ele havia participado. Jack Miller caiu cedo, mas o piloto está bem.

E assim termina a abertura da temporada. O campeão torna-se o primeiro desde Jorge Lorenzo em 2015-2016 a seguir uma vitória na última corrida da temporada com a vitória na abertura da temporada seguinte, e após uma primeira Sprint fora do pódio, a exibição de domingo disse muito aos seus rivais.

A Aprilia estava mais próxima da Ducati no final dos testes, mas é a fábrica austríaca que deixa a primeira corrida com Binder em segundo no Campeonato. Eles conseguirão manter o ritmo em Portugal? A Aprilia conseguirá revidar? E Martin conseguirá levar a luta contra Bagnaia como no ano passado?

Confira os resultados completos do Catar abaixo e aguarde por mais ação no Grande Prêmio Portugal, daqui duas semanas!

Classificação GP do Catar da MotoGP

1. Francesco Bagnaia / Ducati Lenovo (GP24) 39:34.869
2. Brad Binder / Red Bull KTM (RC16) +1.329
3. Jorge Martin / Pramac Ducati (GP24) +1.933
4. Marc Marquez / Gresini Ducati (GP23) +3.429
5. Enea Bastianini / Ducati Lenovo (GP24) +5.153
6. Alex Marquez / Gresini Ducati (GP23) +6.791
7. Fabio Di Giannantonio / VR46 Ducati (GP23) +9.161
8. Aleix Espargaro / Aprilia Factory (RS-GP24) +11.242
9. Pedro Acosta / Red Bull GASGAS Tech3 (RC16) +11.595
10. Maverick Viñales / Aprilia Factory (RS-GP24) +13.197
11. Fabio Quartararo / Monster Yamaha (YZR-M1) +17.701
12. Johann Zarco / LCR Honda (RC213V) +18.075
13. Joan Mir / Repsol Honda (RC213V) +18.437
14. Marco Bezzecchi / VR46 Ducati (GP23) +19.194
15. Miguel Oliveira / Trackhouse Aprilia (RS-GP24) +20.717

16. Alex Rins / Monster Yamaha (YZR-M1) +24.093
17. Augusto Fernandez / Red Bull GASGAS Tech3 (RC16) +24.106
18. Franco Morbidelli / Pramac Ducati (GP24) +24.641
19. Takaaki Nakagami / LCR Honda (RC213V) +25.556
20. Luca Marini / Repsol Honda (RC213V) +42.422
21. Jack Miller / Red Bull KTM (RC16) +42.761
Abandonou
Raul Fernandez / Trackhouse Aprilia (RS-GP24)

Aproveite e garanta sua miniatura de uma destas motos velozes no AliExpress, com um preço bem camarada.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais