Museu britânico modifica Nintendo 64 para permitir quatro telas em GoldenEye 007
GoldenEye 007 é um dos títulos mais influentes da história dos videogames. Um dos seus maiores méritos foi o de consolidar o gameplay de um FPS em um videogame, em uma época em que desenvolvedores ainda lutavam para encontrar a melhor maneira de adaptar tais games nos consoles. E o game também somou de forma positiva ao oferecer um multiplayer viciante e divertido.
Porém, ao menos naqueles tempos, multiplayer em videogame significava jogar apenas com uma tela que se dividia para os jogadores. Tal questão rendia várias situações divertidas, como o “olhar o inimigo” para atacá-lo, ou mesmo coisas que renderiam memes no futuro, como a “divisão” da tela com ajuda de papelão.
Mas, para superar esta limitação, GoldenEye 007 enfim poderá ser jogado de forma multiplayer com cada jogador jogando o game em sua própria tela. Porém isso não se trata de um protótipo encontrado, nem de uma atualização posterior e muito menos uma nova versão, embora existam rumores a respeito. Neste caso, foi o Computing History, um museu britânico, que modificou um Nintendo 64 para este fim.
Tal iniciativa surgiu para comemorar os 25 anos do jogo. Um evento, que aconteceu em 7 de maio, também contou com desenvolvedores do game, que compartilharam suas experiências com este clássico da Rare.
E permitirá que, enfim, formas de se jogar comuns aos FPS atuais, mas “proibidas” em GoldenEye 007, como jogar de sniper ou se esconder para atacar na hora certa. Assim como permitir que um clássico possa ser jogado, em seu hardware original, de uma forma totalmente diferente.