Museu da Imigração Japonesa no Brasil conta com acervo de mangás, animes e metal heroes

28 de junho de 2022
Museu da Imigração Japonesa no Brasil conta com acervo de mangás, animes e metal heroes

O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, que fica no bairro da Liberdade, em São Paulo, apresentou, desde a última quinta (23), um pavilhão de exposição, que tem a ideia de completar a linha do tempo que mostra a história dos japoneses no Brasil, desde o início da imigração até os dias atuais.

Conversamos sobre este assunto com o Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, em 2020. Nosso bate-papo foi sobre as ligações entre Japão e Brasil através da cultura pop nipônica, o que inclui games, mangás, metal heroes, e animes, entre outros.

O museu conta com 97 mil itens, que estão divididos em três andares do edifício da Bunkyo, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Cada andar fala de uma fase da imigração japonesa no Brasil. O primeiro espaço, que fica no sétimo andar, retrata com equipamentos e maquetes a vinda dos primeiros grupos de imigrantes, que chegaram ao nosso país no navio Kasato Maru.

O segundo espaço, no oitavo andar, fala dos anos que se seguiram, que conta com os japoneses diversificando a atividade agrícola, o período da Segunda Guerra Mundial e as complicações que os japoneses viveram no Brasil, devido ao alinhamento com do país com o Eixo e várias questões envolvendo a geopolítica daqueles tempos.

Por fim, o terceiro espaço, no nono andar, fala do agora e do futuro das relações nipo-brasileiras, com peças inéditas que ligam o visitante aos dias atuais. Neste local, é possível ver as influências culturais japonesas no Brasil, que se iniciaram nos anos 50, e seguem até os dias de hoje. São séries de TV, animes, mangás, culinária, tecnologia e cosplays que dizem muito sobre como brasileiros adoram conteúdos vindos das mentes japonesas. Neste espaço, é possível ver espadas, documentos históricos e até armaduras de heróis, como a de Jaspion ou Kamen Rider.

“É uma homenagem da comunidade nipo-brasileira para o público em virtude dos 200 anos da Independência do Brasil”, disse Lidia Yamashita, presidente do conselho administrativo do museu, ressaltando que a maior comunidade japonesa fora do Japão está localizada em solo brasileiro.

Para conhecer, basta conferir o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil:

  • Local: Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – Centro de São Paulo
  • Visitação: terça a domingo, das 13h às 17h 
  • Entrada: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia); gratuita às quartas-feiras;
  • Mais informações: www.bunkyo.org.br/br/museu-historico

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais