Myst ganhou um inusitado e curioso port para o Atari 2600
A comunidade de entusiastas de desenvolvedores de jogos antigos continua mais ativa do que nunca. Desta vez, foi um desenvolvedor que resolveu adaptar o clássico game Myst, lançado originalmente em 1993, para o Atari 2600, console que foi lançado 16 anos antes.
Graças ao trabalho de um desenvolvedor independente chamado Vince Weaver, o demake de Myst no Atari 2600 se tornou realidade. O projeto começou no ano passado e a versão mais recente (Versão 2.0) foi lançada recentemente, em 28 de junho, a tempo de um evento anual de fãs do jogo chamado Myst Mysterium 2023.
O “demake” foi descrito como uma versão “não oficial” e “parcialmente simplificada” do bem-sucedido jogo de aventura da Cyan, que inclusive vai ganhar edição comemorativa de 30 anos para iOS. Weaver também já havia levado o jogo, original de Mac, para o Apple II no passado.
Devido às limitações de memória dos cartuchos do Atari, em comparação ao jogo que serviu de base para o projeto, a versão não inclui todas as cenas presentes no jogo original, mas Weaver pretende adaptar o jogo o suficiente para que ele possa ser jogado, além de adicionar alguns quebra-cabeças, a fim de torná-lo uma experiência de jogo completa. Em outras palavras, ainda há mais atualizações por vir.
O Atari 2600, que começou a ganhar o mundo em 1977, possuía apenas 128 bytes de RAM e uma resolução máxima de 160×192 pixels, o que o torna, tecnicamente falando, impensável quando o assunto é rodar um game nos padrões de Myst, lançado tanto tempo depois. Mesmo assim, Weaver se esforçou para recriar elementos do game para o console, que é bem limitado.
Veja só como o game ficou:
Se você quiser experimentar a versão atual do jogo, pode jogá-lo em um emulador do Atari 2600, como o Stella, ou usar um cartucho flash em um console real.