NASA anuncia nova missão tripulada para a Lua em 2024
A Artemis 2, missão que pretende levar uma tripulação para a Lua, já tem data para acontecer. A NASA afirmou que a missão acontecerá em novembro de 2024, e será a primeira missão tripulada ao satélite desde 1972, quando a última tripulação viajou até o solo lunar. A agência afirma que o sucesso da Artemis 1 garantiu a escolha da data.
A Orion sobrevoou sem ocupantes em seu primeiro voo de teste, sendo impulsionada pelo novo foguete SLS, e foi posicionada em órbita ao redor da Lua, antes de retornar à Terra. Análises detalhadas desta missão continuam sendo feitas, conforme Jim Free, administrador associado da agência.
Mas as avaliações iniciais já garantem que a NASA se sinta tranquila a preparar uma decolagem da segunda missão até “o final de novembro de 2024”. Em breve, a agência anunciará os quatro tripulantes da Artemis 2, que apenas sabe-se que terá um canadense no time. Eles irão dar a volta ao redor do satélite, sem pousar, em uma missão de dez dias.
“Estamos na busca pela tripulação da Artemis 2“, afirmou Free. “No momento, não há nada que nos impeça depois do que aprendemos com a Artemis 1.”
Com esta missão concluída, a NASA iniciará a missão Artemis 3, que está prevista para acontecer um ano depois, em novembro de 2025, caso o cronograma seja concluído com sucesso. Nesta terceira missão, os astronautas pousarão no pólo sul da Lua. “Nosso plano sempre foi de 12 meses, mas há desdobramentos importantes que precisam acontecer”, alertou Free.
A NASA quer, com estas missões, estabelecer uma presença permanente na Lua, construindo uma base e uma estação espacial, que irá orbitar o satélite. De acordo com a agência, estar mais presente na Lua permitirá o teste das tecnologias necessárias para viagens mais longas, como uma missão de ida e volta tripulada para Marte.