NASA apresenta o traje para a sua próxima missão na Lua
A Apolo 17, no já distante ano de 1972, foi a última expedição a levar astronautas para a Lua. Mas, nos últimos meses, a NASA tem voltado seus interesses para o satélite natural, porém com um outro objetivo: usar a Lua como uma espécie de “trampolim” para a maior ambição espacial de nossos dias: Marte.
Entre os atuais passos dados para voltar a mandar pessoas para a Lua, a NASA apresentou os novos trajes, que seus astronautas utilizarão nestas missões. As roupas, feitas pela Axiom Space, foram apresentadas no último dia 15, com o nome de Axiom Extravehicular Mobility Unit, ou como ficará mais fácil de ser pronunciado, AxEMU.
Os trajes possuem de base as roupas espaciais que a NASA já utiliza, mas adicionando alguns elementos, para evoluir o conceito. Curiosamente, a Axion contou com a colaboração de Esther Marquis, figurinista de For All Mankind, série da Apple TV+ que conta sobre uma realidade alternativa onde os soviéticos chegaram à Lua primeiro do que os astronautas dos EUA.
Em sua atualização, a Axion, que já desenvolve trajes para a NASA, diz ter resolvido reclamações antigas de astronautas, como as limitações de amplitude de movimento, prometendo um traje mais flexível e confortável para que eles possam explorar a paisagem lunar.
Bill Nelson, administrador da NASA, disse: “Através da missão Artemis, a NASA abre caminho para uma presença lunar sustentável a longo prazo para explorar mais da superfície lunar do que nunca, e se preparar para futuras missões de astronautas a Marte”.
A Axion e a NASA já querem começar a testar o novo traje em ambiente espacial antes da Artemis 3, programada para acontecer em 2025.